Jorge Sampaoli: o desafio de reconstruir a reputação no Campeonato Brasileiro Série A

Um treinador bem temperamental


Ainda neste verão, antes da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, a reputação de Sampaoli estava no alto. Ele levou a equipe nacional do Chile à sua primeira grande conquista: a Copa de América de 2015. Sampaoli  também fez uma adaptação bem-sucedida ao futebol europeu, construindo uma equipe interessante e atraente em Sevilla. A torcida neutra adorava assistir suas equipes e na preparação para a Copa do Mundo, alguns o proclamaram  o melhor de todos os 32 treinadores das seleções. Não duvide consultar em fscore.br.com  as estatísticas e detalhes dos partidos Campeonato Brasileiro Série A e outros.

Os times de Sampaoli tentam dominar os rivais em sua metade do campo, criando uma superioridade numérica próxima ao gol, buscando situações de dois contra um objetivando ficar atrás da defesa rival e recuperar, furiosamente, a bola logo depois de perdê-la. É um jogo de alta pressão que traz grande risco: deixar bastante espaço para a oposição explorar no contra-ataque. É o estilo de jogo em que o ritmo defensivo é vital e que a Argentina não mostrou. Incapaz de defender, a equipe desmoronou e criou uma bagunça na Rússia.

Sampaoli ficou mal parado no torneio e não somente por causa dos resultados, já que a Argentina passou furtivamente pela fase de grupos, perdendo apenas por 4-3 contra França nas oitavas de final https://fscore.br.com. Ele sempre foi um treinador bem temperamental - enviado para as arquibancadas em muitas ocasiões por seus contínuos protestos - mas porque  não foi capaz de perder com dignidade, especialmente contra a Croácia, quando passou os minutos finais xingando os adversários.

Uma das histórias mais intrigantes do futebol brasileiro de 2019 seria o desafio do ex-técnico argentino Jorge Sampaoli para reativar sua carreira no Santos da Serie A brasileira.

A Rússia de 2018 foi um desastre absoluto para Sampaoli, por isso não foi surpresa vê-lo partir como treinador antes de finalizar o julho. Seu próximo passo teria que ser claramente importante, então ele demorou para pensar antes de assumir um trabalho que ninguém chamaria de fácil. Santos, o antigo clube do grande Pelé, oferece no Campeonato Brasileiro Série A um desafio fascinante.

A boa notícia para Sampaoli é que ele não está saltando com um pára-quedas no meio da temporada. Não há jogos competitivos até o início do Campeonato Paulista até o final de janeiro, então ele terá um breve período pré-temporada para ajudá-lo amadurecer suas idéias. No entanto, ele pode se deparar com um problema parecido com o que tanto prejudicou seu trabalho com a Argentina.

Então, como Sampaoli abordará seu novo desafio? Vai insistir com seu velho fanfarrão, correndo o risco de deixar a equipe desprotegida para o contra-ataque? Ou o tempo o tornou mais pragmático?