Fundo de Apoio ao Esporte é reativado em Pindamonhangaba


Campeão sulamericano nos 110 metros com barreira, Marco Paulo Leal é um dos atletas da cidade que vem se destacandoCampeão sulamericano nos 110 metros com barreira, Marco Paulo Leal é um dos atletas da cidade que vem se destacando

O Fundo de Apoio ao Esporte será reativado em Pindamonhangaba. O projeto de lei foi aprovado na noite de segunda-feira (18), durante sessão na Câmara Municipal, que regulamentou a bolsa-auxílio para atletas e técnicos vinculados ao Fundo. A lei terá vigência a partir de sua publicação, com implantação prevista para 2018.

A Semelp (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) está à frente da reativação do Fundo de Apoio, que existe desde 1996, instituído por meio de lei municipal, mas que estava inativo há alguns anos. 

O Fundo prevê o benefício de bolsa-auxílio em dinheiro e convênios com faculdades para bolsas de estudo, para apoio ao atleta e auxílio para formação de comissão técnica, voltada para professores especialistas em modalidades específicas e que hoje atuam como voluntários, como é o caso da ginástica artística, por exemplo.

"O principal objetivo do Fundo de Apoio é valorizar os atletas de Pindamonhangaba e, inclusive trazer de volta para a cidade os atletas que estão atuando em outras cidades exatamente pela falta desse recurso do fundo para que continuassem aqui. Vamos iniciar com R$700 mil, valor que é bem menor comparado às outras cidades, que chega a casa dos milhões, mas visamos beneficiar o atleta de Pindamonhangaba", explicou o secretário de esportes, Everton Chinaqui. 

Para a reativação do Fundo de Apoio, foi necessária a formação do conselho gestor, que elegeu os representantes para cada segmento (professores da Semelp, professores de educação física da rede estadual, ligas, associações e academias, associações de bairros), e a aprovação da lei que regulamenta a bolsa-atleta.