Flamengo vira no final do jogo sobre o River Plate e vence Libertadores depois de 38 anos

Faltando 5 minutos para o fim, o técnico Jorge Jesus partiu para o tudo nada, retirando Aarão para a entrada do meia Vitinho


O futebol vistoso e prático do Flamengo na temporada 2019 apareceu nos três minutos finais, o suficiente para uma virada espetacular sobre a equipe argentina do River Plate na tarde deste sábado (23) pela final da Taça Libertadores. A decisão foi realizada no estádio Monumental de Lima, no Perú.

Com um gol de Borré aos 15 minutos da etapa inicial, a equipe portenha ameaçou adiar o sonho flamenguista de reconquistar a hegemonia na América, o que não acontecia desde 1981. Méritos para o técnico português Jorge Jesus que soube mexer na equipe na hora em que tudo parecia ser o fim.

Pragmática, a equipe brasileira não conseguia se encontrar durante quase todo o primeiro tempo. Com exceção de Everton Ribeiro, Rodrigo Caio e do volante Gerson, que buscou no jogo todo colocar a bola no chão e dosar o controle da equipe, o time mantinha-se apático.

A primeira jogada realmente perigosa do rubronegro só correu aos 10 da etapa final, quando Gabigol fez o pivô para a entrada de Bruno Henrique pelo setor esquerdo. Após bate e rebate na área do River, a bola morreu nas mãos do goleiro.

A partir da metade do segundo tempo, o Flamengo teve uma grande baixa com a contusão de Gerson, o mais lúcido do meio campo. Em seu lugar entrou Diego que mudou a sistemática toda, colocou qualidade no passe e pilhou o elenco flamenguista.

Faltando 5 minutos para o fim do confronto, o técnico Jorge Jesus partiu para o tudo nada, retirando o discreto Willian Aarão para a entrada do meia Vitinho.

Pelo lado do River, com atuações destacadas de Inácio Fernández e Borré, os argentinos poderiam até ter feito outros gols. Não fizeram e pagaram por isso.

Aos 42 do segundo tempo, Bruno Henrique brilhou, achou Arrascaeta pela esquerda que serviu Gabigol na área pequena. Estava decretado o empate.

Dois minutos depois, o Flamengo mostrou porque é o Flamengo. Gabriel Barbosa, o Gabigol, entrou na área, venceu o zagueiro Pinola e encheu o pé diante do goleiro Armani. O River jogou 88 minutos com consciência, mas sucumbiu quando não poderia errar.

De forma dramática, o Fla conquista a Taça Libertadores e garante presença no Mundial de Clubes no final de dezembro!