Final da Libertadores 2019 será em Santiago e decidida em jogo único

Copa Sul-Americana 2019 também seguirá o mesmo modelo com final única em Lima, Peru


Em anúncio nesta última terça-feira (14), a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) comunicou que a decisão da Copa Libertadores de 2019 acontecerá em um jogo único no município de Santiago, capital do Chile, no dia 23 de novembro no Estádio Nacional.

A Copa Sul-Americana 2019 também seguirá o mesmo modelo, com uma final única em Lima, no Peru, mas ainda sem data e estádio divulgados.

A tomada de decisão aconteceu após uma reunião do conselho da Conmebol em Luque, no Paraguai, onde fica a sede da entidade. Foram considerados diversos aspectos para a mudança, como organização, infraestrutura da cidade, logística, segurança, mobilidade urbana e demais fatores.

Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru) e Santiago (Chile) faziam parte das três cidades que se candidataram para receber a decisão da Libertadores 2019, mas durante o processo os uruguaios desistiram.

Esse novo sistema, que divide opiniões, tem como referência a UEFA Champions League, maior competição do continente europeu. Especialistas creem que o Brasil ficou de fora da escolha para sediar a decisão da Libertadores e Sul-Americana porque receberá a Copa América, competição entre nações, também em 2019.