EMS Taubaté Funvic vence o SESI e larga na frente na decisão do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei

As duas equipes voltam a jogar na próxima segunda-feira, 15/10, às 21h30, em São Paulo


Com duas equipes recheadas de craques, EMS Taubaté Funvic e SESI-SP começaram a disputa pelo título do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2018. Jogando na noite desta quinta-feira, 11/10, no ginásio do Abaeté, em Taubaté, a EMS Taubaté Funvic venceu a primeira partida da final por 3 sets a 2 (parciais de 25x17, 23x25, 22x25, 25x13 e 15x11).

Com a vitória, os taubateanos largam em vantagem na decisão do estadual, torneio no qual são atuais tetracampeões, e buscam o penta. As duas equipes voltam a jogar na próxima segunda-feira, 15/10, às 21h30, em São Paulo.

Para os taubateanos, uma vitória simples por qualquer placar dá o quinto título paulista. Para o SESI, será preciso vencer o jogo e forçar o Golden Set para reverter a desvantagem.

O jogo: Na primeira partida da final, o técnico Daniel Castellani pôde pela primeira vez na temporada contar com o time praticamente completo. O comandante taubateano colocou em quadra a formação inicial com Uriarte, Vissotto, Lucão, Douglas, Lucarelli, Robinho e Thales como líbero.

O primeiro set foi bem disputado, com a equipe do Taubaté muito bem em quadra. Variando bem o saque, e com ótima efetividade de seus ponteiros, a equipe da casa soube aproveitar também o apoio da grande torcida que esgotou os ingressos e lotou o ginásio. Com maior volume de jogo e errando menos, a EMS Taubaté Funvic venceu por 25 a 17, em 24 minutos.

O segundo set teve um início mais equilibrado, com o SESI entrando melhor no jogo. Apesar do equilíbrio nas ações, o time paulistano se manteve à frente do placar em praticamente todo o tempo, e administrou a vitória, fechando em 25 a 23, em 32 minutos jogados.

O terceiro set foi novamente bastante equilibrado. A EMS Taubaté Funvic continuou tendo boa efetividade no saque, e também com seus atacantes. Pelo lado do SESI, o bloqueio funcionou bem e os visitantes comandaram o placar durante praticamente todo o set. Contando com mais erros taubateanos na reta final do período, o SESI venceu o terceiro set por 25 a 22, em 28 minutos.

Já no quarto set o domínio foi total da EMS Taubaté Funvic. Sacando muito bem, variando entre o forçado e o serviço tático, os taubateanos logo abriram boa vantagem, e não deram chances de reação ao SESI. Com boa atuação dos centrais e do oposto Leandro Vissotto, o Taubaté fechou em 25 a 13, em 23 minutos.

O tie-break reservou a dose de emoção final ao público que compareceu ao Abaeté. Com o bloqueio sendo bastante decisivo, o Taubaté comandou as ações desde o início. O saque forçado entrou muito bem, e com maior volume de jogo, os taubateanos venceram por 15 a 11, fechando a partida em 3 sets a 2, em quase 2h30 de jogo.

O ponteiro Facundo Conte, que entrou ao longo do jogo e foi peça importante nas variações táticas de Daniel Castellani, fez uma análise bastante positiva da postura da equipe nesta vitória.

“Estou muito feliz com essa vitória de hoje, porque sou novo aqui e já estamos em uma final. Desde que cheguei aqui ao Taubaté, encontrei um time mesmo, dentro e fora de quadra. Todos na mesma sintonia, querendo vencer, muita união. Temos um elenco ótimo, com jogadores que estão sempre prontos para entrar e mudar o jogo. E quem fica no banco, está sempre torcendo para que tudo dê certo. Isso é, sem dúvidas, um diferencial do nosso time.”, destacou o atacante argentino.

Facundo também comentou da emoção de ter um ginásio do Abaeté totalmente lotado a seu favor: “Foi muito legal ter toda essa torcida junto com a gente. Essa vitória foi muito importante para mim, foi o primeiro jogo em que entrei e joguei mais tempo. O ginásio cheio foi muito emocionante, estou gostando muito de jogar aqui. Vamos com força para ganhar o outro jogo e levantar esse título.”, comentou.