EMS Taubaté Funvic vence o SESC-RJ em jogo disputado no Abaeté

Em partida de cinco sets, equipe taubateana bateu o líder SESC-RJ por 3 sets a 2 pela Superliga Cimed Masculina de Vôlei


Provavelmente o melhor espetáculo até aqui nesta temporada 2018/2019 da Superliga Cimed Masculina de Vôlei. E foi uma das grandes atuações da EMS Taubaté Funvic, que bateu o líder SESC-RJ por 3 sets a 2 (parciais de 25x19, 15x25, 25x23, 23x25 e 15x10), em 2h22 de partida, quebrando a invencibilidade da equipe carioca.

Com a vitória, a EMS Taubaté Funvic chega aos 14 pontos ganhos, se mantendo em 4º lugar, empatado com o Sada Cruzeiro, que também tem 14 pontos. O SESC segue na liderança, com 19 pontos, mas com um jogo a mais em relação ao Taubaté.

O técnico Daniel Castellani colocou em quadra a equipe com a formação inicial com Uriarte, Robinho, Lucão, Douglas Souza, Lucarelli, Vissotto e Thales como líbero.

O primeiro set começou com o Taubaté avassalador. Com uma ótima sequência de saques forçados de Douglas Souza, os taubateanos chegaram a abrir 7 a 1 no placar. Com bom volume de ataque e com o bloqueio sendo bastante efetivo, parecia que o set de desenrolaria de forma tranquila. O SESC reagiu e entrou na partida, também sacando de forma variada e complicando a recepção da EMS Taubaté Funvic. O time da casa retomou a boa atuação e voltou a mandar no jogo. Com melhor volume de ataque e com o SESC errando mais, o Taubaté venceu por 25 a 19, em 24 minutos.

O segundo set começou mais equilibrado com o SESC sacando bem e explorando os erros de recepção e defesa do Taubaté. Com ótima atuação do bloqueio e poucos erros de ataque, o SESC venceu por 25 a 15, em 25 minutos jogados.

O terceiro set foi muito equilibrado, com as duas equipes se alternando na liderança do placar, mas sem abrir vantagem maior que dois pontos. O equilíbrio foi até a reta final do set, onde o Taubaté mostrou o diferencial no ataque. Com boa atuação de Lucarelli, e principalmente de Douglas Souza, os taubateanos fecharam em 25 a 23, em 32 minutos.

O quarto set foi também de bastante equilíbrio. As duas equipes seguiram forçando o saque e as recepções tiveram bastante trabalho. Pelo lado taubateano, a equipe errou mais, o que deu ao SESC vantagem confortável no placar. O Taubaté buscou a reação e chegou a evitar um set point dos visitantes, mas o SESC fechou em 25 a 23, em 30 minutos jogados, empatando o jogo e levando para o tie break.

O quinto e decisivo set começou tenso e seguiu bastante equilibrado. Mas o bom aproveitamento do saque, e as ótimas atuações dos ponteiros Douglas Souza e Lucarelli, foram os pontos que desequilibraram a partida a favor do Taubaté, que venceu por 15 a 10, fechando a partida em 3 sets a 2.

O ponteiro Lucarelli foi eleito o melhor jogador em quadra e foi premiado com o Troféu Viva Vôlei. O maior pontuador taubateano no jogo foi também Lucarelli, com incríveis 25 pontos anotados. Ele foi seguido por Douglas Souza (16 pontos) e Lucão (12 pontos).

Após o jogo, o levantador Fabiano, que teve ótima atuação ao longo do jogo quando entrou para sacar, fez uma avaliação da postura da equipe na vitória deste sábado. "Conseguimos reagir no momento exato de cada set e principalmente no tie break. Tivemos uma semana muito boa de treinos, e isso refletiu em quadra hoje. Defendemos e bloqueamos muito bem e tivemos ótimos momentos no saque. Eu tenho essa chance de entrar para o serviço, tenho a confiança do Castellani para ser uma opção no saque, e acredito que um saque tático, bem colocado na hora certa, pode ser decisivo sim e ajuda muito num jogo de alto nível como esse", comentou.