EMS Taubaté Funvic vence o Sada e conquista Supercopa de Vôlei 2019

Em jogo equilibrado, time taubateano faz 3 a 1 de virada e levanta taça de forma inédita


Jogando na noite desta quinta-feira, 07/11, em Uberlândia (MG), o EMS Taubaté Funvic conquistou o título da Supercopa de Vôlei masculino 2019. Em partida única contra o Sada Cruzeiro (MG), os taubateanos venceram de virada por 3 sets a 1 (Parciais 21x25 / 25x21 / 25x16 / 25x18).

A conquista da Supercopa é um feito inédito do EMS Taubaté Funvic. A equipe taubateana já havia disputado duas vezes o troféu, em 2015 e 2017, tendi sido derrotada em em ambas as partidas pelo próprio Sada Cruzeiro.

Este é o segundo título do EMS Taubaté Funvic em duas semanas. No último dia 31/10, a equipe já havia conquistado o Campeonato Paulista de Vôlei.

O jogo: O técnico Renan Dal Zotto colocou em quadra o time inicial com RaphaMohamed, Douglas Souza, Lucarelli, Maurício Souza, Lucão e Thales como líbero. Entraram ao longo da partida Carísio, Petrus, Lipe e Renan Bonora.

O primeiro set começou com os dois times apostando no saque forçado e se alternando na liderança, sem nenhum dos lados abrir grande vantagem. O Sada Cruzeiro conseguiu sacar melhor, complicando a recepção e o passe taubateano. O set seguiu com as duas equipes sacando forçado, o que resultou em muitos erros para ambos os lados. O Sada manteve o bom aproveitamento nos contra-ataques e fechou o set em 25 a 21, em 26 minutos jogados.

O segundo set novamente teve novamente as duas equipes apostando no saque forçado. O EMS Taubaté Funvic foi mais eficiente no serviço, errando menos e com a defesa e o bloqueio trabalhando bem. Com bom aproveitamento nos contra-ataques, o Taubaté se manteve à frente do placar em praticamente todo o período e fechou em 25 a 21, empatando o jogo.

O terceiro set seguiu bem nervoso, como já havia acontecido no segundo set, com muitas reclamações e lances polêmicos. O EMS Taubaté Funvic sacou melhor, forçando mais erros do Sada Cruzeiro, e manteve o controle do período. Com ótimo aproveitamento dos ponteiros e do oposto Mohamed, os taubateanos foram soberanos e encaminharam a vitória com consistência para fechar por 25 a 16.

No quarto set, o EMS Taubaté Funvic manteve o bom aproveitamento no saque, variando os serviço e forçando erros do Sada Cruzeiro. A equipe mineira não conseguiu equilibrar as ações, apesar de alguns lampejos de seus ponteiros. O time taubateano manteve o bom trabalho na defesa, virando bem os pontos e mostrando mais agressividade e volume de jogo. Sem grandes sustos, os taubateanos fecharam o quarto set em 25 a 18 com um erro de saque do adversário, vencendo o jogo por 3 sets a 1, de virada, conquistando assim pela primeira vez a taça da Supercopa.

O ponteiro Lucarelli, do EMS Taubaté Funvic, foi eleito o melhor jogador em quadra da decisão da Supercopa 2019. Logo após o jogo, ele comentou mais esta conquista com a camisa taubateana:

"Enfim chegou nosso momento, acho que nós merecíamos esse título. Hoje paramos de errar coisas simples, conseguimos ajeitar as coisas ao longo da partida e o time todo está de parabéns pelo ótimo jogo que fizemos a partir do segundo set. Fico feliz por nós, pela cidade e por todos que trabalham conosco em Taubaté, nos dando suporte e a melhor estrutura possível para que nós possamos realizar nosso trabalho. Esse título é de todos que apoiam o voleibol em Taubaté", disse.

O capitão Rapha, responsável por erguer mais um troféu, também analisou e celebrou a conquista:

"Estou muito feliz, não só por mim, mas pelo grupo e pela cidade. É um grande orgulho fazer parte da história e a cada ano acompanhar as conquistas de títulos. Hoje é um dia muito feliz, em minha sexta temporada e levantando mais uma taça. Espero que possamos fazer uma temporada sensacional, como tem sido esse início de caminhada. O jogo de hoje foi um ótimo teste, mostra que a Superliga será duríssima. Temos muita coisa para melhorar, mas hoje fico muito feliz por essa ótima partida e pelo título inédito.", disse o levantador.

Próximo jogo: O EMS Taubaté Funvic volta à quadra na próxima quarta-feira, 13/11, pela estreia na Superliga Masculina 2019/20. O primeiro jogo da equipe será em casa, no ginásio do Abaeté, contra o APAN Blumenau (SC), às 20h00.

SERVIÇO

Supercopa de Vôlei Masculino 2019 - Jogo único

EMS Taubaté Funvic 3x1 Sada Cruzeiro (MG)