EMS Taubaté Funvic vence o Itapetininga pela Superliga Banco do Brasil

Equipe taubateana faz 3 a 1 sobre time do interior paulista e soma mais três pontos no nacional


O EMS Taubaté Funvic venceu mais uma pela Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei 2019/2020. Jogando na noite deste sábado, 08/02, diante de bom público que compareceu ao ginásio do Abaeté, o time taubateano bateu o Vôlei UM Itapetininga (SP) por 3 sets a 1 (parciais de 25x23 / 29x27 / 24x26 / 25x23).

A partida foi válida pela 16ª rodada da Superliga masculina. Com mais esta vitória - a 14ª em 17 jogos disputados - o Taubaté chega aos 44 pontos ganhos e segue na segunda colocação do nacional. A liderança é do Sada Cruzeiro (MG), que também tem 44 pontos, mas com uma partida a menos que o Taubaté.

O jogo: O técnico Renan Dal Zotto colocou em quadra a equipe inicial com Rapha, Lipe, Lucarelli, Maurício Souza, Lucão, Mohamed e Thales como líbero. Entraram ao longo da partida Carísio, Vissotto, Petrus, Douglas Souza e Renan Bonora.

O primeiro set começou bastante equilibrado, com as duas equipes se estudando bastante. O EMS Taubaté Funvic apostou no saque forçado, buscando impor pressão sobre a recepção do visitante. Já o Vôlei UM Itapetininga manteve uma boa variação de saque entre forçado e tático. O Taubaté teve como principal força as bolas de ataque com os ponteiros. O Itapetininga manteve o jogo equilibrado e liderou em alguns momentos com ótima atuação defensiva e bom aproveitamento nos contra-ataques. O Taubaté buscou a virada com uma ótima passagem do ponteiro Lipe no saque, e num erro de ataque adversário venceu o set por 25 a 23, em 30 minutos jogados.

O segundo set começou com maior domínio do Taubaté, que manteve o bom volume de jogo e o saque forçado, impondo dificuldades à recepção do Itapetininga. Os taubateanos chegaram a abrir 4 pontos de vantagem, mas o Itapetininga voltou a se encontrar na partida, trabalhando bem no bloqueio e na defesa. O Taubaté se manteve à frente por vantagem pequena, mas com mais efetividade ofensiva e cometendo menos erros em relação ao primeiro set. O Itapetininga manteve o jogo equilibrado até os últimos pontos, definidos em detalhes. Com mais efetividade no ataque e com bolas decisivas viradas pelo ponteiro Lucarelli, o Taubaté buscou a vitória em um final de set emocionante por 29 a 27, em 35 minutos.

O terceiro set foi novamente equilibrado do início ao fim. O Taubaté passou a variar mais o saque e conseguiu forçar mais erros do Itapetininga. Os visitantes mantiveram um jogo defensivo e de bloqueio bem eficiente e o placar seguiu equilibrado ao longo de todo o período. Na reta final do set sobrou emoção ponto a ponto. O Itapetininga buscou o saque forçado e conseguiu fechar em 26 a 24, diminuindo a vantagem taubateana no jogo para 2 a 1.

O quarto set começou com o Vôlei UM Itapetininga melhor em quadra, com a defesa, recepção e passe funcionando muito bem. O Taubaté buscou forçar o saque e as bolas pelas pontas continuaram sendo a melhor opção. O Itapetininga manteve o jogo defensivo muito bom e o placar seguiu equilibrado até o final. Taubaté buscou a virada com bolas decisivas de Vissotto, Lipe e Lucarelli, fechando o set em 25 a 23 e o jogo em 3 sets a 1. A partida teve duração total de 2h15.

O melhor jogador em quadra, premiado com o Troféu Viva Vôlei foi o oposto Leandro Vissotto, do EMS Taubaté Funvic.

Após a partida, ele comentou a boa atuação taubateana em ais uma vitória na Superliga: "A vitória hoje foi muito importante, principalmente pela forma como foi construída. O jogo foi duríssimo, o Itapetininga vem de uma boa sequência na competição e nós sabíamos que eles iam dificultar muito a nossa vida. E assim foi, tivemos que suar muito, sair de situações adversas em praticamente todos os sets, e isso só prova a nossa condição de ser um time vencedor. Temos peças no banco que entram e ajudam a contornar esses momentos difíceis. Estão todos de parabéns, e divido esse prêmio de melhor em quadra com os meus companheiros", disse Vissotto.

Próximo jogo: O EMS Taubaté Funvic volta a jogar pela Superliga Banco do Brasil apenas no dia 20 de fevereiro, pela 18ª rodada, quando recebe o Vôlei Renata Campinas no Abaeté. A equipe taubateana parte nesta segunda-feira, 10/02, para Contagem (MG) onde disputará na próxima semana o Campeonato Sul-Americano de Clubes de vôlei masculino. A estreia é dia 12/02, quarta-feira, às 18h00 contra o Regatas Lima, do Peru.

Classificação atualizada da Superliga masculina: http://superliga.cbv.com.br/classificacao-masculino.

SERVIÇO

Superliga masculina de Vôlei 2019/2020

1ª Fase - 2º Turno / 16ª Rodada

EMS Taubaté Funvic 3x1 Vôlei UM Itapetininga