EMS Taubaté Funvic é superado pelo Vôlei na primeira partida final do Campeonato Paulista de Vôlei

Diante de seus torcedores, equipe taubateana fez jogo duro contra equipe campineira, que acabou vitoriosa por 3 sets a 2


Jogando na noite desta sexta-feira (25/10), o EMS Taubaté Funvic foi derrotado pelo Vôlei Renata Campinas, por 3 sets a 2 (Parciais 23x25 / 28x26 / 22x25 / 25x15 / 13x15), no primeiro dos dois jogos das finais do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei.

Diante de um ginásio do Abaeté lotado, os dois times fizeram um espetáculo digno de uma final. O jogo, que teve duração total de 2h42, foi equilibrado do início ao fim, e foi decidido nos detalhes.

O jogo: O técnico Renan Dal Zotto colocou em quadra a equipe inicial com Rapha, Lucão, Maurício Souza, Douglas Souza, Lucarelli, Mohamed Al Hachdadi e Thales como líbero. Entraram ao longo da partida Lipe, Carísio, Fabiano, Petrus e Renan Bonora.

O começo de jogo foi nervoso, com as duas equipes apostando no saque forçado, mas cometendo muitos erros. O Vôlei Renata mostrou ótimo jogo defensivo e aproveitou bem os contra-ataques, se mantendo à frente do placar e liderando o primeiro terço do set. O EMS Taubaté Funvic demorou a encontrar seu melhor ritmo em quadra, mas com alguns saques forçados entrando bem, voltou a equilibrar as ações e conseguiu passar à frente com o bloqueio sendo eficiente. O Vôlei Renata não se entregou e seguiu forçando o saque, conseguindo uma boa sequência no serviço e virando novamente a partida. O Taubaté chegou a salvar um set point do adversário, mas o time campineiro venceu o set por 25 a 23, em 27 minutos.

O segundo set começou com o Vôlei Renata mantendo o saque forçado e complicando a recepção do EMS Taubaté Funvic. O time campineiro seguiu bem em quadra, com a recepção e o passe funcionando. O Taubaté foi buscar o equilíbrio com boa atuação do bloqueio e com as bolas de meio de rede, especialmente com Lucão. O jogo seguiu equilibrado, com os dois times se alternando na liderança do placar e impondo um jogo de muita pressão de ambos os lados. O Taubaté chegou a ter um set point em 24 a 22, mas o Vôlei Renata foi buscar a diferença e chegou a virar e ter dois set points. Os taubateanos reagiram e conseguiram vencer por 28 a 26, empatando a partida.

O terceiro set começou com o EMS Taubaté Funvic melhor, sacando forçado e contando com mais erros do Vôlei Renata. O time visitante reagiu e passou a variar o saque, complicando a recepção do Taubaté. O jogo seguiu equilibrado, mas no final do set o Vôlei Renata teve uma ótima passagem pelo saque, onde conseguiu abrir vantagem confortável. O Taubaté conseguiu ainda salvar dois set points, mas o Vôlei Renata fechou o set em 25 a 22, em 32 minutos.

O quarto set começou com o EMS Taubaté Funvic sacando melhor e impondo pressão sobre o Campinas. Logo nos primeiros pontos o time da casa abriu boa vantagem, e mesmo com o Vôlei Renata equilibrando as ações a partir da metade do set, o Taubaté conseguiu se manter à frente. Com o bloqueio trabalhando bem, a equipe da casa abriu vantagem e encaminhou a vitória com tranquilidade por 25 a 15, em 27 minutos, levando a decisão para o tie-break.

No quinto e decisivo set o início foi equilibrado. Os dois times apostaram no saque forçado, mas o Taubaté teve melhor aproveitamento e impôs mais pressão na primeira metade do tie-break, chegando a ter dois pontos de vantagem. O Vôlei Renata buscou a virada, e a partida seguiu equilibrada ponto a ponto. No final, errando menos, o Vôlei Renata venceu por 15 a 13, fechando a partida em 3 sets a 2.

Após o jogo, o técnico do EMS Taubaté Funvic, Renan Dal Zotto, fez uma análise da derrota:

"Nós sabíamos que ia ser um jogo bem difícil. O time do Vôlei Renata chegou à final com o melhor retrospecto deste campeonato, acabou a primeira fase invicto e está jogando muito bem. Agora teremos alguns dias para arrumar uma série de coisas, e tentar reverter esse placar lá em Campinas. Nosso time se reuniu de forma completa faz poucos dias, ainda não conseguimos treinar da maneira ideal, então teremos de superar isso. Teremos de melhorar um pouco de tudo, hoje pecamos em vários fundamentos que acabaram fazendo a diferença.", comentou o treinador.

Próximo jogo: As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, 31/10, pela segunda partida final. O jogo será no ginásio Taquaral, em Campinas, e começa às 21h30. Ao Vôlei Renata, basta uma vitória por qualquer placar para conquistar o título estadual. Ao EMS Taubaté Funvic, será preciso vencer o jogo por qualquer placar e forçar a disputa do Golden Set.

SERVIÇO

Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2019

Finais / Jogo 1 de 2

EMS Taubaté Funvic 2x3 Vôlei Renata Campinas