EMS Taubaté Funvic busca virada histórica contra o SESI e está na final do Campeonato Paulista de Vôlei

Em jogo de seis sets, taubateanos mostram poder de recuperação e garantem vaga para sexta final de estadual consecutiva


A noite desta terça-feira, 22/10, foi de mais um confronto entre EMS Taubaté Funvic e SESI-SP que entrará para a história. Jogando no ginásio do SESI Vila Leopoldina, em São Paulo, os taubateanos venceram o jogo por 3 sets a 2 de virada (Parciais de 23x25 / 19x25 / 25x20 / 25x20 / 15x11), e também faturaram o Golden set por 25 a 17.

A partida teve um total de 2h47 de duração, e garantiu ao EMS Taubaté Funvic a vaga na final do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2019. O adversário na decisão será o Vôlei Renata Campinas. Esta será a sexta final de estadual consecutiva da equipe taubateana, que é a atual pentacampeã paulista.

O jogo: De volta ao comando do EMS Taubaté Funvic, o técnico Renan Dal Zotto colocou em quadra a equipe inicial com Rapha, Maurício Souza, Lucão, Douglas Souza, Lipe, Mohamed Al Hachdadi e Rogerinho como líbero. Entraram ao longo da partida Lucarelli, Petrus, Renan Bonora, Fabiano e Carísio.

O primeiro set começou com o SESI variando bem o saque e trabalhando bem nos contra-ataques. O EMS Taubaté Funvic teve um começo de set nervoso e cometeu mais erros, demorando um pouco e entrar no jogo. A equipe taubateana buscou a reação melhorando o aproveitamento no saque, e tirou uma diferença que chegou a ser de 4 pontos, para empatar em 15 a 15. A partir daí o set seguiu equilibrado, e nos pontos finais o Taubaté errou menos e se manteve à frente, estando perto de fechar. Mas o SESI voltou a sacar bem, reagiu e buscou a virada, vencendo o primeiro set por 25 a 23, em 25 minutos.

O segundo set começou com o SESI novamente forçando o saque. O EMS Taubaté Funvic respondeu variando bem o serviço e acionando seus ponteiros com eficiência. O técnico Renan Dal Zotto promoveu a entrada de Lucarelli no jogo. O SESI seguiu sacando melhor e bloqueando bem, abrindo vantagem de 6 pontos. O Taubaté cometeu muitos erros de saque e não conseguiu equilibrar as ações. O SESI venceu por 25 a 19, em 25 minutos, fazendo 2 a 0.

O terceiro set começou com o Taubaté melhor no saque e bem mais efetivo na defesa. Do início ao fim os taubateanos dominaram o jogo, impondo pressão e errando pouco. O SESI cometeu mais erros e não conseguiu acompanhar o ritmo do adversário. Com ótimo volume de passe e de ataque, o Taubaté venceu por 25 a 20, em 25 minutos, diminuindo a vantagem para 2 a 1.

O quarto set foi novamente de domínio do Taubaté, que sacou melhor e conseguiu forçar muitos erros de recepção e passe do SESI. Com ótimo aproveitamento do bloqueio e dos ponteiros, os taubateanos impuseram novamente um ótimo volume de jogo e venceram com superioridade por 25 a 20, em 27 minutos, levando o jogo para o Tie Break.

O quinto set seguiu com o Taubaté sacando melhor e errando menos. Mais concentrado em quadra, os taubateanos variaram bem as jogadas e aproveitaram bem as bolas de contra-ataque. O SESI não conseguiu estar à frente do placar em nenhum momento, e viu a equipe visitante fechar o tie-break em 15 a 11, vencendo o jogo por 3 a 2 de virada e forçando o Golden Set.

No set que decidiu a vaga na final, o Taubaté foi novamente superior. Apesar de ter saído atrás no placar, a equipe taubateana forçou bem o saque, errou menos, foi mais eficiente na defesa e nos contra-ataques. Mostrando maior variedade de jogadas e melhor condição física após mais de duas horas e meia de jogo, o EMS Taubaté Funvic fechou o Golden set em 25 a 17, e conquistou a vaga na grande final do estadual.

Após o jogo, o ponteiro Lucarelli analisou a vitória e a sua apresentação no retorno ao Taubaté: "Tive um pouco de dificuldade para sacar no início de jogo, muito pela bola que é usada no Paulista ser diferente da que usamos nos jogos internacionais, isso faz muita diferença. Mas a partir do quarto set o meu saque começou a entrar legal e fui abençoado com boas sequências e aces. Acho que pude dar uma ajuda importante nessa vitória que nos dá muita moral para mais uma final. No começo do jogo estávamos um pouco dispersos, fora de ritmo, e sofrendo com a forte pressão que o SESI impôs. Mas depois encaixamos nosso jogo, o saque entrou e construímos essa linda vitória. Estão todos de parabéns", comentou.

Finais: O EMS Taubaté Funvic vai enfrentar nas finais o Vôlei Renata Campinas, que na última segunda-feira, 21/10, derrotou o Vôlei UM Itapetininga por 3 sets a 1, e se classificou ao vencer o Golden Set. A primeira final será na próxima sexta-feira, 25/10, às 21h30, no ginásio do Abaeté, em Taubaté. O segundo jogo será dia 31/10, às 21h30, no ginásio Taquaral, em Campinas.

SERVIÇO

Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2019

Semifinais / Jogo 2 de 2

SESI-SP 2x3 EMS Taubaté Funvic (17x25 no Golden Set)