Empresas aéreas trocarão passagens para final da Libertadores gratuitamente

Protestos no Chile forçaram a alteração da partida única entre Flamengo e River Plate para Lima, no Peru


A final única da libertadores, entre Flamengo e River Plate,  no dia 23 de novembro, será realizada na capital do Peru, Lima. Em decorrência da mudança, torcedores que compraram passagens aéreas Gol ou da Latam podem fazer mudanças no itinerário. Cada companhia, contudo, possui suas regras para a alteração. Quem quiser realizar os trâmites precisa entrar em contato com a empresa responsável pela emissão dos tíquetes.

No caso da Gol, os torcedores poderão remarcar a viagem sem nenhum custo ou cancelar a ida e conseguir crédito para próximos voos. Para o Peru, no entanto, a empresa só tem voos a partir do dia 12 de dezembro. Para obter mais informações e fazer a alteração, é necessário ligar para o número 03001152121, central disponibilizada pela companhia aérea para tratar sobre esse assunto.

A Latam, por sua vez, disse que vai oferecer exceções comerciais para os passageiros com destino à Santiago (Chile), mas apenas entre os dias 18 e 23 de novembro. "As exceções comerciais serão oferecidas aos clientes que apresentarem documentação (ingresso confirmado) para o evento e que tenham emitido a sua passagem aérea até 5 de novembro de 2019, além de seus acompanhantes com reservas nos mesmos voos e datas", informa a empresa em nota à imprensa. Para mais informações, ligue para os telefones 4002-5700 (capitais) ou 0300 570 5700 (demais localidades do Brasil).

Por causa da mudança, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) informou que vai estornar todos os ingressos para a final em Santiago do Chile. Aqueles que já haviam obtido os tíquetes terão prioridade no jogo em Lima e receberão um código para realizar a compra. A transferência de local foi anunciada no último dia 5, após deliberação dos dirigentes dos dois clubes.

O Chile era o palco original da decisão. O país, entretanto, enfrenta protestos violentos contra o governo, sobretudo por causa da dificuldade de acesso a serviços essenciais como saúde, educação e previdência social. Em decorrência deste cenário, o campeonato chileno de futebol também está paralisado. A Conmebol, contudo, insistia na realização da grande final da Libertadores, mas cedeu às cobranças e ao clamor de manter os jogadores e demais funcionários da competição seguros.

O encontro que sacramentou a alteração da final para o Estádio Monumental em Lima, no Peru,  foi realizado em Luque, no Paraguai e teve a presença dos presidentes Rodolfo Landim, do Flamengo, e Rodolfo D'Onorio, do River Plate, além de Rogério Caboclo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Claudio Tapia, da AFA (Associação do Futebol Argentino). Curiosamente, a Fifa tirou o direito do Peru de ser o anfitrião do Mundial Sub-17 por não cumprir o caderno de encargos da competição.