Confira dicas para começar a praticar caminhada

Como caminhar: inicie com passadas leves e sem muita velocidade.


A busca por melhores condições de saúde tem crescido bastante no Brasil. Pessoas deixam a vida sedentária e partem para a prática de exercícios físicos, tais como a musculação, a prática de esportes e a caminhada.

Essa última, inclusive, é uma excelente opção para quem não está em condições de gastar dinheiro com mensalidade de academia, por exemplo. Os benefícios da caminhada são inúmeros, desde a melhoria da postura corporal à diminuição das possibilidades de adquirir problemas cardíacos.

Médicos cardiologistas indicam a prática da caminhada para quem deseja se exercitar, emagrecer, manter e melhorar a saúde do coração, além de diminuir o estresse e a ansiedade.

No entanto, apesar de ser um exercício simples de ser praticado, não deve ser feito sem tomar alguns cuidados.

Cuidados necessários

Se você leva uma vida sedentária e está buscando mudar esse quadro através da prática da caminhada, tenha cuidado e não inicie sem consultar um médico.
É preciso fazer uma avaliação para observar suas condições físicas, pois o esforço causado pela caminhada pode levar até mesmo a um infarto.

Vá a consultas com pelo menos dois tipos de médicos: o cardiologista, que irá fazer um check-up para detectar possíveis doenças cardíacas, e o ortopedista, que irá avaliar o seu tipo de pisada e detectar qualquer tipo de problema na coluna.

Após ter uma resposta positiva dos médicos, busque não se empolgar. Para iniciar, não passe de 30 minutos de caminhada. Isso é importante para que o corpo se acostume com o exercício. A cada dia, você estará mais apto para caminhadas maiores.

Outros cuidados também são importantes: a escolha da roupa e dos calçados, o alongamento, a alimentação, a hidratação e a forma de como fazer a caminhada.

Dicas para quem quer começar a caminhar

Avaliação: como já citamos anteriormente, nunca inicie a prática da caminhada após sair de uma rotina sedentária sem fazer exames médicos. Eles podem apontar se há algo errado com o seu corpo, como problemas do coração, por exemplo.
Caminhar sem saber seu real estado físico pode causar problemas gravíssimos.

Equipamentos: utilize roupas e calçados apropriados para a caminhada. Busque sempre as peças mais confortáveis para evitar que os movimentos sejam dificultados por um tênis que esteja apertado, por exemplo.
Proteção: não se esqueça de usar filtro solar mesmo em dias sem sol, além de proteções como bonés e óculos escuros por conta dos raios ultravioletas.

Alimentação: nunca pratique qualquer tipo de exercício sem se alimentar. Para saber o que é melhor para comer antes e depois do exercício, consulte um nutricionista. Com o passar do tempo e o aumento da intensidade dos exercícios, suplementar pode ser uma boa opção.
Hidratação: tenha sempre perto de você uma garrafa com água para se hidratar antes, durante e depois da caminhada.

Alongamento: essa é uma parte essencial da prática de atividade física, inclusive da caminhada. Alongar os músculos é importante para evitar que o esforço sobre eles acarrete em lesões. Faça de 10 a 15 minutos de alongamento antes de partir para a caminhada.

Como caminhar: inicie com passadas leves e sem muita velocidade. Conforme o corpo for se acostumando, acelere, mas intercale entre um ritmo mais acelerado e um ritmo mais lento. Combinar corrida e caminhada é uma boa dica. Quando se sentir à vontade, vale sim fazer uma corrida mais forte. Por fim, quando já estiver se sentindo cansado, desacelere e volte a caminhar por mais 10 minutos. Nunca interrompa de vez a corrida ou caminhada, pois isso pode ser prejudicial ao corpo. Encerre em ritmos constantes e confortáveis ao corpo.