Confira a importância de usar roupas feitas para a prática do motocross

O capacete sempre é lembrado, mas outros itens ajudam na proteção e melhoram o desempenho


Usar equipamentos de proteção em esportes radicais é importante para garantir a integridade física do praticante. No caso do motocross – e na maioria das outras modalidades, o capacete é o primeiro item a ser sugerido, mas outros equipamentos também têm a sua relevância para evitar acidentes.

Alguns podem até parecer luxo, como é o caso da roupa de motocross, porém, mesmo que em uma escala menor, podem evitar aquelas lesões chatas, que mesmo não sendo graves, prejudicam o desempenho do piloto. Sem contar que arranhões e ralados costumam demorar a sarar e incomodam tanto na prática esportiva como nas atividades diárias.

Qual a importância da roupa no motocross?

Elas são bonitas e bem transadas, mas não pense que comprar um kit de roupas para motocross vai apenas lhe deixar mais estiloso. Ela exerce bem a função de proteger o usuário, principalmente contra machucados ocasionados em quedas. Ela difere das roupas comuns por ser produzida em poliéster e outros materiais maleáveis e resistentes, que, além de proteger, não limita a mobilidade do piloto. Alguns modelos de camisa e calça possuem proteções de couro nas articulações oferendo uma garantia extra contra impactos.

As vantagens de usar este tipo de equipamento vão além da proteção. Os modelos atuais de roupas possuem um design que favorece a mobilidade do usuário e também contam com um sistema que ajuda na ventilação do atleta. Outro fator importante é o poder de absorção do suor pelo tecido, evitando que a peça cole no corpo e atrapalhe a performance do piloto.

Um kit de roupa para motocross não é um investimento caro. Pelos benefícios que proporciona, se torna uma ótima aquisição. Na hora de comprar, não escolha só pela aparência. Procure as roupas que vestem bem. As vestimentas muito folgadas atrapalham as manobras, enquanto as apertadas causam desconforto durante a prática esportiva.

Acessórios são imprescindíveis para a prática esportiva

Além da roupa, os outros equipamentos também são muito importantes. O motocross é um esporte que exige movimentos do piloto durante todo o tempo todo, com um grande risco de quedas, sem contar que as trilhas acidentadas jogam lama e cascalho no atleta. Confira a lista que você deve obter para seguir no esporte tranquilo e seguro.

Capacete

É o primeiro item da lista, e não é à toa, tendo em vista que ele protege a parte mais importante do corpo: a cabeça. Para o motocross o tipo de capacete é o off-road, porém, possui vários modelos para agradar os clientes. Assim como a roupa, “beleza não põe mesa”, então escolha o que ficar mais confortável na sua cabeça. Antes de comprar confira alguns detalhes como:

Tamanho

Peso

Abertura para a visão

Material de fabricação

Forro

Óculos

Podemos dizer que os óculos de proteção estão em segundo lugar no quesito proteção. Preserva os olhos contra cascalhos e outros detritos proveniente da pista ou trilha. Dê preferência para os que se ajustam com facilidade no seu modelo de capacete e não se esqueça de escolher qual o tipo de lente se adequa às suas necessidades.

Luvas

Protegem contra impactos e não deixam formar as inconvenientes bolhas nas mãos. Também atuam como um ótimo acessório de aderência oferendo maior firmeza na empunhadura. Você descobre a real importância deste equipamento após ficar horas pilotando sem parar.

Botas

Função parecida com as luvas. Apesar de parecerem pesadas, elas conferem conforto aos motociclistas que ficam muito tempo percorrendo trilhas e precisam acionar os pedais várias vezes. Elas protegem e promovem estabilidade nas manobras.

Cotoveleiras e joelheiras

Não temos muito que falar delas, mas isso não diminui sua importância em relação aos acessórios de proteção. Afina de contas, ninguém quer fazer uma trilha e ficar com cotovelos e joelhos ralados.