Como os atletas olímpicos estão treinando durante a pandemia

Novas modalidades prometem uma competição acirrada.


A pandemia de Covid-19 fez com que os atletas olímpicos mudassem completamente suas rotinas. Se o mundo estivesse normal, hoje em dia estaríamos a poucos dias do maior evento esportivo do mundo,com os treinamentos na maior intensidade possível. Porém, com as medidas de isolamento social, muitos dos brasileiros que nos representariam em Tóquio estão treinando em suas próprias casas, muitas vezes em condições precárias.

Uma pesquisa recente organizada pelo Comitê Olímpico Internacional mostrou que 56% dos atletas estão enfrentando dificuldades nos treinamentos. Além disso, 50% responderam que não estão conseguindo manter a motivação e 32% alegaram que estão enfrentando problemas relacionados à saúde mental.

A Confederação Brasileira de Ginástica está realizando treinamentos online com seus atletas. Eles passam por constantes questionários elaborados pela equipe de preparação, com questões envolvendo níveis de estresse, qualidade do sono, dores musculares e o desempenho das atividades físicas. Porém, sem o uso dos aparelhos das competições, a preparação é focada em fisioterapia, exercícios preventivos e práticas de mobilidade.

Com a intenção de motivar os atletas, a (CCB) Confederação Brasileira de Judô utilizou a criatividade e criou um desafio virtual nas redes sociais. Uma vez por semana, dois atletas se enfrentam em treinamentos específicos para os judocas de elite, vencendo aquele que registrar o melhor desempenho.

Os esportes aquáticos passaram por mudanças drásticas no treinamento. Com piscinas, clubes e centros de treinamentos fechados, pouquíssimos atletas da natação estão conseguindo treinar na água, sendo obrigados a focar apenas na parte física. Os profissionais do remo também estão tendo que se adaptar, mas o simulador de remo deixa tudo mais fácil. O equipamento emula todos os movimentos exigidos na competição, oferecendo um treinamento próximo do ideal.

Quando o esporte é aquático e essencialmente coletivo, fica ainda mais difícil. Mas as atletas do nado artístico estão encarando os desafios com muitas inovações. As equipes fazem reuniões online, seguem rotinas de treinamentos passadas pelos preparadores e conversam rotineiramente. Recentemente, ocorreu um mega-treinamento online, envolvendo 400 atletas da modalidade de todo o mundo. O evento foi marcado pela troca de experiências, essencial para motivação e aprendizado.

O Skate é uma das novas modalidades presentes nos Jogos Olímpicos. Uma das prováveis representantes brasileiras no Japão, Yndiara Asp, tem utilizado as redes sociais para mostrar sua rotina de treinamentos curiosa, usando uma cama elástica. De acordo com a skatista, o equipamento ajuda a treinar várias manobras do esporte.

Os atletas paraolímpicos enfrentam desafios ainda maiores, já que boa parte faz parte do grupo de risco da Covid-19. Ainda assim, a manutenção dos treinamentos é fundamental. Em uma entrevista ao portal Uol, a campeã pan-americana do tiro com arco, Jane Karla, declarou que está praticando seus tiros na sala de casa, mas já percebe a importância de se mudar para um lugar maior, onde seja possível melhorar os treinamentos.