Como escolher a sapatilha ideal para praticar Mountain Bike?


sapatilha mtb, ciclismo, sapatilha para ciclismo.sapatilha mtb, ciclismo, sapatilha para ciclismo. Embora você possa andar de bicicleta com tênis, o uso de calçados específicos para ciclistas, como a sapatilha de MTB, proporciona uma maior conexão com a bicicleta e melhora o desempenho geral. Sapatilhas para ciclismo são diferenciadas de tênis por sua rigidez aumentada e sola rígida, ventilação aprimorada, um sistema de anexar o sapato aos pedais da bicicleta e também uma variedade de mecanismos de fechamento que permitem maior adaptação aos pés.

Antes de comprar um sapato mais leve e mais rígido é importante ajustar-se primeiro. O simples conforto aumentará sua experiência de pilotagem muito mais do que qualquer outro recurso. Para isso, sapatilhas de ciclismo vêm em larguras variadas e formas que afetarão o ajuste do sapato. Portanto, o “melhor” sapato será diferente para todos.

Ao selecionar o sapato certo, os gráficos de tamanho podem ser úteis, mas a melhor prática é ir a uma loja e experimentá-los para garantir que eles se encaixem em comprimento, largura do antepé e que também prenda o calcanhar. E, ao experimentá-las, não deixe de usar meias específicas para ciclismo ou outra que se sinta confortável.

Características importantes para escolher a sapatilha ideal:

Cada sapato terá uma duração ligeiramente diferente, afetando a largura do sapato ao longo de todo o seu comprimento. Alguns serão mais estreitos no calcanhar para evitar o deslizamento, enquanto alguns oferecem um suporte do dedo do pé mais largo que o normal para os pés largos ou para os dedos abertos. É também uma consideração importante se você tiver pés particularmente largos ou estreitos.

E para garantir um ajuste perfeito, várias empresas têm sapatos que vêm com solas moldáveis ??ou ajustáveis ??que podem ser personalizadas para os contornos e a forma dos pés.

As diferenças entre calçado de montanha, estrada, triatlo e ciclismo urbano

Todos os sapatos de ciclismo nos conectam aos pedais de várias maneiras, mas eles têm características diferentes com base na atividade escolhida. Conheça as diferenças para cada uma das quatro principais atividades de ciclismo:

  • Estrada: Os calçados rodoviários priorizam os elementos de desempenho, como a rigidez exclusiva, o peso e o engate máximo do pedal.  Sapatos de estrada também são mais leves, bem ventilados, têm um perfil baixo, apresentam uma grande variedade de mecanismos de fechamento e alguns também vêm com vantagens aerodinâmicas.

  • Mountain Bike: Os calçados de mountain bike geralmente apresentam um encaixe embutido, mais piso e uma sola exterior puxada, já que caminhar e desmontar são muito mais comuns do que na estrada. Este grampo específico de bicicleta de montanha também lança lama e detritos que são susceptíveis de se acumular enquanto andam fora da estrada. Assim como os sapatos de estrada, os sapatos de mountain bike apresentam uma variedade de mecanismos de fechamento, mas geralmente são melhores para evitar a entrada de água e uma biqueira que oferece maior proteção contra detritos e obstáculos.
  • Triatlo: Similar ao calçado de estrada, os sapatos de triatlo priorizam as características de desempenho, como uma sola rígida, construção leve e engate máximo do pedal. A principal diferença é o mecanismo de fechamento, pois os triatletas precisam ser capazes de colocar os pés dentro e fora dos calçados com facilidade. Como tal, a maioria dos sapatos de triatlo tem uma cinta de velcro simples ou um mecanismo de fechamento igualmente simples para garantir transições rápidas. Proeminentes alças de calcanhar para permitir que os triatletas segurem com facilidade a parte de trás dos sapatos e deslizam os pés para dentro e para fora. A ventilação é outro fator importante, uma vez que o triatlo é um esporte de verão, e os pés provavelmente ficarão molhados após a natação.

Ciclismo urbano: Sapatilhas urbanas se assemelham a sapatos de montanha com uma presilha embutida, mais piso e sola exterior puxada, porque as pessoas andam muito mais com um sapato urbano. Maior flexibilidade na sola também é necessária para facilitar a caminhada e muitas vezes esses sapatos serão semelhantes à aparência de um calçado urbano para caminhada ou lazer.