Caçapava prepara homenagem para o atleta Ederson Vilela Pereira, ouro no Pan

O corredor é o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos nos 10.000 metros rasos


Caçapava realiza neste sábado (17), a partir das 10h, uma homenagem ao atleta Ederson Vilela Pereira pela conquista da medalha de ouro na prova dos 10.000 metros masculino nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. A programação inclui desfile do atleta em carro aberto, com saída do bairro Jardim Maria Elmira, às 10h, e a entrega de uma placa de mérito esportivo, às 10h30, na Praça da Bandeira.

Ederson Vilela é nascido em Caçapava. Aos 29 anos de idade, coleciona vitórias e conquistas nas categorias 5.000 metros e 10.000 metros. Seu primeiro contato com o esporte foi aos 10 anos de idade, na então escolinha da Associação Atlética Caçapavense, tendo como treinador o professor Fenando Carlos Ribeiro. Apesar de gostar muito de jogar futebol, enxergou no atletismo a possibilidade de êxito ao ganhar a primeira bolsa para treinar com a equipe de São José dos Campos, ao 15 anos de idade.

De lá para cá, dedicou-se exclusivamente ao esporte e passou a contabilizar vitórias em competições nacionais e internacionais. Entre outras conquistas, é campeão do Troféu Brasil de Atletismo 2013 nos 5.000 metros rasos; melhor brasileiro na Corrida Internacional de São Silvestre 2017; Campeão do Troféu Brasil de Atletismo nos 10.000 metros em 2018 e detentor da segunda melhor marca de 5.000 metros rasos de todos os tempos do Brasil, com a marca de 13min23s. É o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos 10.000 metros rasos Lima 2019, com o tempo de 28m27s47.

Segundo ele, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos representa o reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos: "Essa conquista vem coroar todo esse esforço, a dedicação ao longo de todos esses anos. Eu acho que daqui pra frente vou ser um pouco mais conhecido, ter o meu trabalho mais respeitado. Acho que é isso que fica após essa conquista", afirmou ele.

Sua próxima disputa será a prova da meia maratona de Buenos Aires, no dia 25 de agosto. Mas ele ressalta que sua grande meta é se classificar para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Ederson Vilela Pereira tem como patrocinadores o Esporte Clube Pinheiros, a Marinha do Brasil e Asics.

A homenagem ao atleta neste sábado é realizada pela Prefeitura de Caçapava.