Bolsonaro presente em clássico de futebol

Copa América continua, esperando-se conhecer o vencedor final no próximo Domingo, a 7 de Julho de 2019.


A política brasileira não deixa de marcar presente nos momentos mais emocionantes do desporto favorito do Brasil: o Futebol.
Neste caso, Jair Bolsonaro marcou presente no clássico desportivo que juntou, no Mineirão, o Brasil e a Argentina, num verdadeiro clássico da América Latina.

Numa época controversa no cenário social brasileiro, onde a instabilidade ao nível da saúde, da educação e da segurança é altamente contestada pelo povo nacional, o presidente acabaria por ser aplaudido por uns e vaiado por outros durante a sua presença no estádio.

Após um jogo de emoções e referindo-se às manifestações dos adeptos quanto à presença do chefe de estado, o capitão da seleção nacional, Daniel Alves, reforçou a necessidade de se respeitar o líder.

Num dia em que se tentou esquecer todas as dificuldades e afastar a memória dos sucessivos escândalos que têm sido criados pela manipulação de resultados no futebol e a corrupção neste meio, o Brasil juntou-se no estádio e a equipa nacional foi aclamada por mais de 50 mil adeptos.

Clássico Brasil e Argentina no MineirãoClássico Brasil e Argentina no Mineirão (Foto : Lucas Figueiredo/CBF)

Quando a política entra em campo

No jogo do Brasil contra a Argentina, podemos dizer que a política entrou, de forma literal, em campo. Durante o intervalo desta partida, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, entrou em campo com a bandeira do Brasil e acenou aos presentes.

As reações dos adeptos foi distinta: enquanto alguns cumprimentavam a aclamavam o líder, com aplausos; outros gritaram e vaiaram o presidente.

Em Minas Gerais, o presidente do Brasil foi recebido por Romeu Zema, tendo sido acompanhado até ao estádio por uma comitiva onde se integravam o general Augusto Heleno, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional; Marco Feliciano, ministro da Cidadania e também Osmar Terra.

O presidente brasileiro já tinha, anteriormente, marcado presença em jogos desta modalidade, destacando-se a sua presença no jogo que juntou Brasil e Catar no começo de Junho.O povo brasileiro tem vindo a associar as aparições do presidente em jogos de futebol com uma aproximação evidente entre o Governo Federal e o CBF.

Espera-se que Bolsonaro vá igualmente marcar presença no Maracanã, no domingo, para a final; onde se espera que faça parte da cerimónia de premiação do campeão da Copa América.

Os resultados e as questões da manipulação

Além dos problemas de manipulação de resultados no futebol, muitas vezes originados pelo suborno de jogadores e árbitros, o vídeo árbitro (VAR) tem sido também uma fonte de críticas.

No clássico da América Latina que untou Brasil e Argentina, questionou-se o VAR e a sua arbitragem, acreditando que a seleção argentina poderia ter sido favorecida em dois penaltis.

Apesar de todas as questões colocadas, o facto é que a Copa América continua, esperando-se conhecer o vencedor final no próximo Domingo, a 7 de Julho de 2019. Apesar de ter Neymar afastado, devido a uma lesão, a equipa brasileira continua a ser uma das favoritas, sendo que os adeptos depositam fé nas estrelas da equipa, entre as quais encontramos nomes como Firmino, Coutinho, Gabriel Jesus e Everton.