Atleta de Pindamonhangaba, Anderson Mendes conquista ouro no Mundial de Jiu Jitsu Esportivo



O atleta Anderson Mendes, conhecido como “Montanha”, conquistou a medalha de ouro na categoria MASTER Pesadíssimo no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo 2018 disputado entre os dias 5, 6, 7 e 8 de julho no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo.

O lutador de 42 anos, membro da equipe Carlson Gracie Team, adotou Pinda como sua cidade e realiza treinamentos e aulas em prol da arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar o oponente ao chão e dominá-lo.

A recompensa do trabalho árduo e competições de alto nível, como o Brasileiro disputado em abril deste ano, deram a ele a bagagem necessária para conquistar o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu na categoria acima de 100,5kg-Faixa Roxa, na luta final contra o adversário Júnior Silvestre.

Segundo ele, a falta de apoio ainda é um fator que impede o desenvolvimento e a continuidade dos atletas no esporte: “Muitas pessoas ainda encaram a arte marcial como algo violento, uma atividade que não seja um esporte. Nosso trabalho diário tanto dos profissionais, como dos alunos, é mostrar justamente o contrário. Esse ano, conseguimos alguns patrocínios juntamente com a Prefeitura da cidade, LojasDez e Fraga Ar Condicionado, o que possibilita também um avanço para o esporte”.


Além de Anderson, Pindamonhangaba também esteve representada pelo atleta Diego Samurai, que já é faixa preta com vários títulos em karatê, e neste ano foi vice-campeão brasileiro e vice-campeão mundial em sua categoria no jiu-jitsu.

Para este ano, o objetivo e foco dos treinamentos dos atletas visa à próxima competição, o Campeonato Latino Americano de Jiu Jitsu, disputado nos dias 15 e 16 de setembro em São Lourenço (MG).