Atleta de 103 anos ganha medalha para Pinda no JORI

Dona Francisca conquistou a medalha de prata na prova de 600 metros rasos, do atletismo


Dona Francisca é a atleta mais idosa da história do JORIDona Francisca é a atleta mais idosa da história do JORI (Foto : Divulgação)

A atleta Francisca Maria da Conceição, de 103 anos, conquistou uma medalha para Pindamonhangaba durante os Jogos Regionais do Idoso, que acontece em São Sebastião até domingo (13). Ela ganhou a prata na prova de 600 metros rasos, no atletismo.

Dona Francisca foi para o JORI com a delegação de 100 atletas de Pinda. Aos 103 anos, é considerada a atleta mais idosa da história dos JORI. Ela começou no esporte influenciada por uma amiga, que pratica esportes na Semelp (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), e depois conheceu a gestora Ana Rosa Marcondes e recebeu o convite para competir pela cidade. 

"Já havíamos ouvido falar da dona Francisca, mas não estávamos conseguindo o contato dela. Precisamos correr atrás e deu tudo certo. No início, ficamos um pouco receosos das possíveis condições de saúde da dona Francisca, mas ela é forte e muito bem cuidada pela família. E essa vitória comprova que nossa aposta estava certa", comemorou a gestora.

Para conseguir competir nos jogos, a Semelp precisou fazer modificações no formulário da competição, que não tinha os campos necessários para o preenchimento da idade de Dona Francisca. A secretaria entrou em contato com a organização dos jogos, no Governo do Estado, pois o campo 'idade' do formulário tinha apenas dois dígitos. "Dona Francisca é um orgulho para nós da Secretaria de Esportes, é um exemplo pela sua longevidade e disposição", disse o secretário Everton Chinaqui.

Nascida em 4 de agosto de 1914, Dona Francisca vive há mais de 20 anos em Pindamonhangaba. Ela é natural de Patos, na Paraíba, e contou que acorda muito cedo todos os dias, gosta de caminhar e fazer ginástica. Ela adorou sua participação nos Jogos, principalmente pelas amizades e pretende voltar à competição no ano que vem. "A prova não foi difícil não e gostei bastante da minha medalha", completa Dona Francisca.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.