22ª Corrida de Canoa Caiçara tem recorde de inscritos e apoio à inclusão

Foram 57 inscritos, envolvendo de crianças a atletas da terceira idade


A Corrida de Canoa Caiçara tradicionalmente fecha o Festival do Camarão, em Caraguatatuba. No último domingo, foi realizada a 22ª edição da corrida com a participação de 57 inscritos, envolvendo de crianças a atletas da terceira idade.

Um dos destaques foi a paratleta de Caraguatatuba Débora Cristina Germano Ferreira, 47 anos, que fez sua primeira participação e conquistou pódio. Ela participou das categorias Feminino Dupla com Ana Paula e ficou em 2º lugar com tempo de 7´55, atrás de Evina/Elen - 5´37 e à frente de Ana Paula/Alexandra - 12´41, e da Dupla Mista, atrás da terceira colocação.

Antes de ir ao mar, o gosto do desafio de encarar mais um esporte, afinal, ela é campeã brasileira de paratriatlon e terceira do Brasil na categoria lançamento de dardo. No retorno, o gosto de ter ido até o final e a descoberta de que pode mais. "Canoagem vai ser meu próximo esporte, com certeza", disse ela já pensando em concorrer profissionalmente por Caraguá.

Débora é um exemplo de superação. Usa cadeira de rodas e muleta há 14 anos quando foi fazer uma cirurgia para retirada de hérnia. "A cirurgia não deu certo, fiquei semiparaplégica, mas não perdi minha alegria de viver".

Este ano, a corrida teve ainda as categorias Solo Masculina ficando em 1º Edner - 4'34, Nelson - 4´35´ e Fernando 4´37; Masculina Dupla com Mateus /Deco - 4'04, Gresso/Fernando - 4´25 e João Henrique/João Oliveira - 4´32; Dupla Mista com Luan e Ana Paula, tempo de 4´40, Deco/Elen - 4´46 e Nelson/Ariane - 4´55; além do Masculino Trio, sendo em primeiro João Hnerique/João Oliveira/Guma - 3´34, Edmar/Deco/Mateus - 3´54m e Nelson Dionício/Ari - 4´08. Os três primeiros colocados de cada uma receberam troféu confeccionado pelo artista plástico Juliano Junqueira 'Jupira'.

"Meus mais sinceros agradecimentos à minha equipe, a todos que ajudaram. O que vocês estão fazendo, movimentando a cultura caiçara, é reflexo do nosso trabalho. E ano que vem vamos dobrar este número de participantes", disse Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. De acordo com ela, a competição mostrou o empenho de todos em manter essa tradição caiçara que passa de pai para filho que o órgão faz questão de apoiar cada vez mais.