Volume de exportações cresce 12,5% em julho, aponta a FGV

Dados pertencem aos Indicadores de Comércio Exterior e foram divulgados hoje (15) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)


Navios cargueiros no Porto de Paranaguá-PRNavios cargueiros no Porto de Paranaguá-PR (Foto : Ivan Bueno/APPA)

No período entre o mês de julho de 2016 e julho deste ano, volume de exportações brasileiras registrou aumento de 12,5%. Em junho, a alta havia sido de 15,6%. No entanto, os preços dos produtos exportados só cresceram 0,7% no período. Os dados pertencem aos Indicadores de Comércio Exterior e foram divulgados hoje (15) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Houve expansão no volume das commodities (mercadorias com preços fixados em dólar) com avanço de 19,6%, enquanto as não commodities acusaram uma alta de apenas 5,7%. Em se tratando das atividades econômicas, os dados da FGV apontam a indústria extrativa como principal destaque, com crescimento de 49,7% no volume exportado.

Por sua vez, o setor agropecuário apresentou volume de exportação 26% superior no mesmo a período. Já a indústria da transformação teve a alta mais modesta entre os três setores: 3,1%.

Entre as categorias de uso, os bens de consumo duráveis tiveram aumento de 52,5% e os bens intermediários (insumos para o setor produtivo) de 5,3%. Os bens de consumo semiduráveis tiveram uma variação quase nula (0,1%), enquanto os bens de consumo não duráveis ficaram estáveis.

Quanto aos bens de capital (máquinas e equipamentos) os indicadores registraram queda de 7%.


Com informações da Agência Brasil