Vendas no comércio da RMVale fechou 2019 com crescimento de 4%, aponta pesquisa

Destaque para lojas de vestuário, tecido e calçados, materiais de construção e lojas de móveis e decoração


Dados divulgados pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) apontam que o comércio varejista da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte fechou o ano de 2019 com um aumento de 4% nas vendas, com relação a 2018.

Segundo o estudo realizado em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os melhores resultados estiveram nas lojas de vestuário, tecido e calçados ( 13,9%). Destaque positivo também às lojas de materiais de construção ( 8,8%) e lojas de móveis e decoração ( 7,3%).

Somente no cálculo feito sobre o mês de dezembro, de acordo com o que mostra o levantamento, as vendas na região apresentaram alta de 3,5%, quando comparadas com o mesmo mês de 2018, o que representou um faturamento de  R$ 3,767 bilhões.

O Núcleo de Economia do Sincovat destaca que o desempenho de dezembro foi o melhor desde 2008. Já a evolução do faturamento bruto do varejo na região durante o ano de 2019 atingiu R$ 36,3 bilhões, o melhor resultado aferido em um ano.

"Enfim as vendas aceleraram de forma mais consistente, principalmente após os desempenhos ruins de 2015 e 2016", comenta o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

Para o presidente do Sincovat, a estabilização da economia foi fundamental para o resultado positivo. "Naturalmente, a inflação mais baixa e a redução persistente dos juros auxiliaram uma manutenção tímida, mas positiva, do consumo das famílias. Isso afetou diretamente as receitas do comércio varejista. É um processo de reação", explica Dan.