Vendas do comércio varejista do Vale do Paraíba crescem 3,7% em abril

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, houve crescimento de 3,1%, e nos últimos 12 meses, elevação de 2,3%




O Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) divulgou nesta semana que o faturamento real do comércio varejista na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte atingiu R$ 2,3 bilhões, alta de 3,7% n o mês de abril. Esse resultado se refere à comparação com abril de 2016, o maior para o mês desde o início da série histórica, em 2008.

Os dados recebidos pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP. O levantamento tem como base as informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, houve crescimento de 3,1%, e nos últimos 12 meses, elevação de 2,3%. Das nove atividades analisadas, apenas os segmentos de autopeças e acessórios (-10,1%) e materiais de construção (-0,9%) apresentaram queda nas vendas em abril, na comparação com o mesmo mês de 2016.

Por sua vez, os segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados (15,5%); supermercados (8,3%); e concessionárias de veículos (5,9%), em conjunto, foram determinantes para o bom resultado do comércio varejista na região.

"O momento é de queda da inflação e dos juros, aumento nas receitas de exportação e melhoria no emprego, além da divulgação de bom desempenho do PIB trimestral. Com isso, e considerando o resultado consolidado de abril nas vendas, acreditamos em um segundo semestre bem melhor do que em 2016", explica o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg.


Fonte: FecomercioSP