Varejo estima aumento de 30% de vagas temporárias para o final de ano

Outubro e novembro são os melhores meses para procurar emprego no comércio, de acordo com a Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país


Segundo a última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em agosto – é a quinta queda mensal seguida e trata-se da menor taxa de desemprego registrada no ano, sendo o contingente de desempregados 4% menor que o registrado no trimestre encerrado em maio (529 mil pessoas a menos).

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTEM) também confirma aumento da demanda no comércio e na idústria, no fim do ano, que deve gerar 434.429 vagas temporárias em todo o país. O número represneta aumento de 10% nas contratações em relação a 2017 e é estimulado especialmente pelos segmentos farmacêutico, alimentício, químico e agroindustrial.

De acordo com a associação, entre os estados com mais postos de trabalho temporários para o período, São Paulo lidera o ranking com 67,27% das vagas, trazendo o Paraná em segundo, com 7,41% e o Rio de Janeiro em terceiro, com 5,89%. "São os três estados onde a Luandre tem unidade de atendimento, mas há vagas por todo o país e nós realizamos processos seletivos remotamente", conta Camilla Ortega, especialista em RH da Luandre, consultoria que atende 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

Na consultoria, a projeção para o final de ano também é muito positiva: estima-se crescimento de 30% na oferta de vagas temporárias, sendo parte na indústria, onde as contratações aconteceram principalmente entre agosto e outubro, e no comércio, a partir de agora. "Outubro e dezembro são os meses em que o varejo mais contrata no ano, seja para vendas diretas ou para a área de logística", explica Camilla.

Vale lembrar que a alteração na Lei 6019/74, em vigor desde abril de 2017, é fator preponderante para essa alta nas contratações temporárias, já que amplia o prazo do contrato para até 180 dias, que poder ser prorrogado por mais 90 dias, se a empresa considerar interessante. "A oportunidade temporária pode ser uma porta de entrada para um emprego efetivo na empresa. Na Luandre registramos taxa de 40% de efetivação destes trabalhadores", destaca a especialista.