Trabalhadores da Embraer decidem sobre proposta contra demissões

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região realizará uma assembleia virtual exclusiva para trabalhadores da Embraer


O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região realizará uma assembleia virtual para que os trabalhadores da Embraer possam decidir sobre as medidas a serem adotadas contra as 900 demissões anunciadas ainda ontem. A votação será no site do Sindicato, a partir das 15h desta sexta-feira (4) até as 15h do sábado (5).

O sistema de votação foi desenvolvido para que somente os funcionários da Embraer tenham acesso e votem apenas uma vez, com sigilo absoluto. O modelo de votação virtual adotado já foi amplamente utilizado pelo Sindicato na aprovação de acordos importantes na categoria. A modalidade também é prevista por lei devido à necessidade do distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus.

Em pauta

A pauta da votação prevê o cancelamento das 2.500 demissões (inclusive as adesões ao PDV), estabilidade no emprego por 24 meses e equalização dos altos salários pagos pela empresa, estabelecendo um teto de R$ 50 mil.

Durante a assembléia virtual, o trabalhador terá que responder a duas perguntas. Na primeira, o voto será sobre a proposta apresentada pelo Sindicato para reverter as demissões. Já na segunda, o trabalhador votará se é a favor de referendar a greve aprovada na assembleia presencial do dia 3.

"Mais uma vez, o Sindicato convoca os trabalhadores da Embraer para exercer a democracia operária. É importante que todos participem da votação. Essas demissões são inaceitáveis. A crise vivida pela empresa não foi provocada pelos trabalhadores, mas pelo Conselho Administrativo. Eles sim é que têm de pagar por essa crise", conclui o diretor do Sindicato, Herbert Claros.

ATUALIZAÇÃO, às 13h40 de sexta-feira (4)

A Embraer decidiu cancelar reunião marcada para hoje com o SindMetal e solicitou ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região mediação para dar continuidade às tratativas que estavam em curso. A audiência virtual foi marcada para a próxima terça-feira, às 10h. Segundo a Embraer, a empresa continua operando normalmente. Os funcionários continuam trabalhando tanto nas fábricas como em home office.