Taubaté reduz deficit de empregos em 2018

O melhor desempenho de Taubaté havia sido em 2013, quando o saldo ficou positivo em 35 postos de trabalho


Balanço anual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, mostra que Taubaté conseguiu reduzir o deficit de empregos em 2018 e atingiu o melhor desempenho após quatro anos.

Foram gerados no ano passado 27.170 postos de trabalho para 27.351 desligamentos, uma variação ainda negativa, mas de apenas 0,25% (181 empregos). No auge da crise econômica em 2015, por exemplo, o saldo do município ficou negativo em 6.368 empregos. O melhor desempenho de Taubaté havia sido em 2013, quando o saldo ficou positivo em 35 postos de trabalho.

No setor industrial, o balanço anual é positivo. A regional do Ciesp Taubaté (região composta por 28 municípios) fechou 2018 com um acumulado de 2,67%, representando um aumento de aproximadamente 1.250 postos de trabalho.

Ações

Em Taubaté, a prefeitura busca fortalecer a economia municipal por meio da intermediação do Balcão de Empregos, programas voltados aos jovens na busca de sua primeira oportunidade profissional e pela oferta de cursos profissionalizantes.

O Balcão de Empregos superou em 2018 o total de vagas geradas em 2017. Foram gerados no ano passado 1.148 postos de trabalho, o que representa um crescimento de 9,2%. Foram realizados 43.984 atendimentos pelo balcão, além da emissão de 468 carteiras de trabalho. 

Para se cadastrar no Balcão de Empregos é necessário apresentar RG, CPF (ou CNH), comprovante de endereço e carteira de trabalho. A orientação é que o cadastro seja sempre atualizado para gerar mais oportunidades ao candidato. 

Desde novembro de 2018, Taubaté também conta com o programa Time do Emprego, voltado a jovens em da primeira oportunidade profissional ou com pouca experiência. O Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. O diferencial do programa é a ajuda mutua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade. 

As atividades do Time do Emprego devem ser retomadas este ano a partir da segunda quinzena de março. As vagas são limitadas a 30 participantes por turma. Interessados podem procurar o Balcão de Empregos ou o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que ficam localizados no mesmo espaço.

Uma parceria do Balcão de Empregos com o Centro Paula Souza proporciona neste início de ano inscrições para 360 vagas em 12 cursos profissionalizantes gratuitos. São 30 vagas por curso.

Escolas

Taubaté também conta com 13 escolas do Trabalho A partir dos 16 anos, os interessados podem fazer sua matrícula em cursos nas áreas de construção civil, eletricidade, confecção, informática, estética, mecânica e artesanato.

Os cursos são gratuitos e têm duração de 3 meses a 1 ano, e na maioria deles há convênio com o Senai. Na conclusão do curso, o aluno recebe um certificado emitido pelo Senai, agregando valores para que encontre maior aceitação como profissional no mercado de trabalho.

São cerca de 40 modalidades distribuídas entre as unidades escolares, que atende uma demanda aproximadamente de 10 mil alunos. O índice de aprovação chega a 98%. São cursos de curta duração, com a finalidade de formar profissionais que o mercado de trabalho mais procura.