Segmento dos supermercados volta a crescer em vendas e fecha fevereiro com alta de 1,21%

O interior do estado e a região da grande São Paulo tiveram desempenhos que podem ser considerados razoáveis


O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo apresentou aumento de 1,21% em fevereiro comparado ao mesmo mês de 2018. O índice (deflacionado pelo IPS/FIPE) é calculado pela Associação Paulista de Supermercados) e considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses.

No acumulado dos últimos 12 meses o valor caiu para 0,78%. De acordo com o levantamento, isso pode ser explicado pelo "efeito calendário" que deixou o carnaval, uma data importante nas vendas dos supermercados, em meses diferentes em 2018 (na segunda semana de fevereiro) e 2019 (na primeira semana de março).

O interior do estado e a região da grande São Paulo tiveram desempenhos que podem ser considerados razoáveis, com as vendas reais atingindo, respectivamente, queda de 0,33% e alta de 0,22%. A região de campinas melhorou os números em relação ao mês de janeiro, porém, segue com vendas em baixa e fechou fevereiro com queda de 1,97%.

 "Com o forte calor observado em 2019, a melhora da confiança e a tímida recuperação do emprego em fevereiro na comparação entre anos, estamos confiantes que março poderá demonstrar uma análise trimestral mais otimista de que, aos poucos, os supermercados voltarão a crescer de forma mais segura e consistente", explicou o economista da APAS, Thiago Berka.