Quais as vantagens de optar por investir em um fundo de investimento?

É possível notar que alguns produtos financeiros são mais versáteis e, por isso, excelentes para diversos momentos.


Não existe investimento perfeito, não é? O que há, no entanto, são diversas opções de aplicação mais indicadas para determinados perfis e objetivos. Ainda assim, é possível notar que alguns produtos financeiros são mais versáteis e, por isso, excelentes para diversos momentos.

Esse é o caso dos fundos de investimentos: descomplicados, seguros e práticos, são uma ótima opção tanto para perfis conservadores - avessos a risco - quanto para que perfis mais arrojados - mais propensos a arriscar. Além disso, eles ainda são perfeitos para investidores menos experientes, por contarem com um gestor para administração.

O funcionamento dos fundos é simples, basta compará-los com um condomínio. Nele, existem pessoas que não necessariamente se conhecem, sob regras preestabelecidas e contam com um síndico para liderar o grupo; nos fundos, a lógica é parecida: essas pessoas, chamadas cotistas, aplicam seus recursos sob o regimento rígido da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a administração de um especialista.

Assim, no prazo de vencimento, cada cotista recebe seus retornos de acordo com o que foi investido. Cada investimento equivale a uma porcentagem do total e é por meio dela que o gestor define a quantidade de dinheiro recebida por cada um, chamada aqui de cota. No entanto, é importante lembrar que o valor  dessas cotas é alterado conforme a valorização (ou desvalorização) dos investimentos.

De maneira geral, os fundos são muito interessantes em diversos momentos, ainda mais por não ter a preocupação de se dedicar tempo a ele, já que é gerido por um profissional. Mas, mesmo não acompanhando de perto, vai ser possível perceber qual sua dinâmica e compreender como ele pode ser um dos queridinhos entre as aplicações.

Quais as vantagens dos fundos de investimento?

Versatilidade e acessibilidade são apenas alguns dos benefícios de investir em fundos. Isso porque uma das suas principais características é o investimento em outros ativos. Parece confuso, não? Mas é mais simples do que parece, pois o condomínio, na prática, une seus recursos para aplicar no mercado financeiro.

Assim, quando se adquire uma parcela do fundo, investe-se em outros produtos financeiros, com características próprias. Como resultado, é como ter diversas aplicações em uma só! Como se não bastasse, ele ainda possui algumas outras vantagens, listadas abaixo, que o torna um dos investimentos que mais cresce no país.

1- Gestão profissional

Como dito antes, os fundos devem ser administrados por um profissional. É ele quem vai cuidar da carteira de ativos e definir quais as melhores estratégias para garantir maior rentabilidade, com o menor risco de mercado possível; ou seja, não é o investidor que toma as decisões, sendo preciso confiar totalmente no gestor.

Ainda mais quando se fala em investidores pequenos e com menos experiência, essa é uma vantagem significativa para se ter bons rendimentos. Afinal, há a garantia de que os recursos estão sendo aplicados no que é mais conveniente, além de o gestor ter acesso a operações mais sofisticadas do mercado ? que o investidor sozinho não teria.

2- Poucos recursos, mas grandes investimentos

Uma das preocupações de todo pequeno investidor é não ter patrimônio o suficiente para aplicar em determinados ativos. No entanto, nos fundos, consegue-se encontrar opções mais atraentes com recursos limitados, por causa da união entre as cotas de todos os investidores.

Então, com aplicações mínimas de R$100, por exemplo, é possível ter acesso a diversas opções com aportes iniciais bem mais elevados. Além disso, os aportes adicionais não são obrigatórios, mas podem ajudar na rentabilidade líquida do seu investimento.

3- Diversificação de investimentos

Outro problema em investir com poucos recursos é a impossibilidade de diversificar a carteira, o que traz certo risco de perdas e prejuízo. No entanto, como os fundos podem investir nos mais variados ativos do mercado, é possível ? seguindo a mesma lógica do item anterior ? que o gestor aplique em investimentos diversificados para garantir mais equilíbrio e, portanto, mais segurança aos cotistas.

Outro ponto interessante é que a gestão profissional investe em diferentes aplicações, com prazos e características variadas, sempre respeitando o perfil de investidor dos cotistas. Então, independentemente de ser conservador, moderado ou arrojado, sempre existe um fundo de investimento ideal.

4- Facilidade em ver os resultados

Por menos que se conheça sobre investimentos, é muito importante acompanhar os resultados das aplicações, não apenas para começar a compreender o funcionamento e a dinâmica do mercado financeiro, mas, também, para garantir que seus objetivos sejam realizados.

Quem aplica nos fundos pode visualizar relatórios periódicos, bastante simples de serem entendidos, para verificar o desempenho das aplicações, além de uma comparação com os principais índices de referência do mercado. Todas as informações também estão disponíveis no site da CVM.

Com diversos benefícios, investir em fundos fica bastante interessante. Mas são diversas lâminas disponíveis no mercado e, por isso, antes de aplicar seu dinheiro, ainda é preciso ponderar qual delas mais se adequa a seu perfil. De todo modo, essa é uma aplicação multifacetada, ideal para todos!