PIB brasileiro registra crescimento de 1,2% em 2019, aponta pesquisa da FGV

Formação bruta de capital fixo (investimentos) teve crescimentos de 2,7%


A economia brasileira teve crescimento de 1,2% em 2019, segundo dados do Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV). Divulgada nesta terça-feira (18) a pesquisa aponta que Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve resultado positivo pelos crescimentos de 2,7% na formação bruta de capital fixo (investimentos) e de 1,8% no consumo das famílias.

Calculada trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) é um desafio para a economia brasileira. Por esse indicador, é avaliado se o país está avançado na capacidade produzir bens de capital, ou seja, bens que são capazes de produzir outros bens.

O levantamento do instituto aponta que as importações também cresceram (1,4%) no período. Por outro lado, as exportações tiveram queda de 2,2% no ano.

Sob a ótica da produção, os três grandes setores (agropecuária, indústria e serviços) cresceram. A FGV não divulgou, no entanto, qual foi a taxa de crescimento de cada segmento.

Com informações da Agência Brasil