Petrobras reduz preço da gasolina em 5,4% e do diesel em 3,5% nas refinarias

Aumento significativo nas importações no último mês contribuiu, predominantemente, para a redução




Por decisão da Petrobras, o preço médio da gasolina e do diesel foi reduzido nas refinarias após avaliação feita pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), acompanhando a política de preços anunciada em outubro do ano passado. A gasolina teve redução de 5,4% e o diesel 3,5.

Segundo destacou a companhia, a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. As revisões feitas para as refinarias podem, ou não, se refletir no preço final ao consumidor. “Isso depende de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores.”

Pelos cálculos da Petrobras, caso o ajuste seja repassado integralmente e não haja alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o custo do diesel para o consumidor final pode cair 2,2%, ou cerca de R$ 0,07 por litro, em média; e o da gasolina, 2,4%, ou R$ 0,09 por litro, em média.

A estatal esclareceu que o aumento significativo nas importações no último mês, contribuiu, predominantemente, para a redução, porque obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno. A empresa acrescentou que a política seguida tem como princípio a sua participação de mercado, que é também um dos componentes de análise considerado pelo GEMP.

Por outro lado, se essa redução vai ou não refletir no bolso do consumidor, dependerá do valor que será repassado das refinarias para os distribuidores.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.