Município de Santa Branca terá 100% da iluminação pública por LED

Cidade foi contemplada na Chamada Pública de Projetos da EDP; Economia de energia será em torno de R$ 220 mil reais por ano


A cidade de Santa Branca foi contemplada na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP e terá 100% das lâmpadas de iluminação pública substituídas pela tecnologia LED, que é mais eficiente, econômica e sustentável. O evento de assinatura do contrato com o município ocorreu ontem (6), com a presença da EDP e Prefeitura Municipal.

O projeto realizará a substituição de 1.519 pontos de iluminação pública por lâmpadas LED na cidade e com a implantação será possível reduzir o consumo de energia referente a iluminação em 600 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de mais de 250 famílias. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é de cerca de 80 mil horas. O novo sistema também gera menos impacto ambiental?por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

Para o município, a eficiência energética na iluminação das vias trará uma economia de energia em torno de R$ 220 mil reais por ano. "Para nós, a implantação do projeto é motivo de satisfação e mais um compromisso que assumimos com a cidade de Santa Branca. Sabemos que a iluminação pública está intimamente ligada à segurança pública e, com a economia gerada, será possível direcionar os recursos em benefício dos habitantes do município", ressalta Marney Antunes, diretor geral da EDP.

A ação também contempla a implantação de 340 pontos de telegestão, tecnologia que permitirá o município gerir de forma remota o sistema de iluminação pública, permitindo, por exemplo, a verificação se as lâmpadas estão corretamente acesas ou apagadas, evitando desperdícios.

A substituição dos equipamentos terá início no mês de dezembro, com conclusão prevista para três meses. O projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos - CPP 001/2017 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.