Indústria da construção enfrenta dificuldade para se recuperar, diz CNI

Por outro lado, de acordo com a CNI, a retração se apresenta menos intensa do que a verificada em maio


Um levantamento apresentado  ontem (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que a atividade e o emprego na indústria da construção registraram nova queda em junho. Os dados estão na pesquisa Sondagem Indústria da Construção com indicadores que variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo de 50, indicam queda na produção e no emprego.

Por outro lado, de acordo com a CNI, a retração se apresenta menos intensa do que a verificada em maio, quando o setor sentiu o impacto da paralisação dos caminhoneiros. O indicador de nível de atividade alcançou 46,7 pontos e o de número de empregados ficou em 43,4 pontos no mês passado.

Em junho, o nível de atividade está 2,3 pontos acima do registrado em maio. Com isso, o setor continua operando com elevada ociosidade. O nível de utilização da capacidade de operação aumentou 2 pontos percentuais em relação a maio e ficou em 57% em junho. Isso significa que a indústria da construção operou com 43% das máquinas, equipamento e pessoal parados no mês passado.

Segundo a CNI, o setor enfrenta dificuldades para sair da crise especialmente por causa do elevado custo dos financiamentos, que são um obstáculo para as empresas e para quem quer investir em imóveis. Além disso, com a crise no mercado de trabalho e o desemprego, as pessoas ficam inseguras para comprar imóveis.

pesquisa foi feita entre 2 e 12 de julho com 549 empresas do setor. Dessas, 195 são pequenas, 242 são médias e 112 são de grande porte.