Grupo CAOA assume metade das ações da Chery no Brasil

O acordo é um marco nas relações comerciais e industriais entre o Brasil e a China


Fábrica da Chery em Jacareí; montadora vendeu metade de suas ações para Grupo CAOAFábrica da Chery em Jacareí; montadora vendeu metade de suas ações para Grupo CAOA (Foto : Divulgação)

A montadora Chery, com fábrica em Jacareí, vendeu metade das ações para o Grupo CAOA, maior conglomerado de distribuição e fabricação de automóveis da América Latina, criando assim uma nova marca nacional chamada CAOA Chery, com produção 100% nacional.

A nova marca inicia operações na segunda-feira (13). Assim, a produção vai continuar na fábrica de Jacareí e também em Anápolis (GO), em uma fábrica que será ampliada para receber a produção de veículos da Chery.

A CAOA acredita que esse é um momento antológico para a indústria automotiva do Brasil: além de lançar a nova marca, a CAOA Chery irá desenvolver soluções inovadoras e parcerias para crescer e ganhar competitividade global, passando a exportar para toda a América Latina.

Em síntese, a cooperação consiste em:
- Fabricação de veículos da marca CAOA Chery na planta da CAOA, em Anápolis, que já está sendo ampliada, além da continuidade na produção dos modelos de outra marca já fabricados no local;
- Fabricação de veículos da marca CAOA Chery em Jacareí (antiga fábrica Chery);
- Aproveitamento da grande experiência da CAOA no mercado brasileiro, cuja excelência gerou o 1º lugar em Satisfação dos Clientes tanto em Vendas - Sales Satisfaction Index (SSI) como em Pós-venda - Customer Service Index (CSI), pela J.D. Power, conceituada consultoria mundial, especializada em pesquisas de Satisfação;
- Utilização de tecnologia de ponta oferecida pela Chery International;
- Investimento na nova marca CAOA Chery de até US$ 2 bilhões ao longo dos próximos 5 anos, com recursos próprios.

Crise
Desde a inauguração em 2014, a Chery já passou por diversas crises na unidade de Jacareí, com um históricos de paralisações de funcionários, com greve históricas, e ociosidade - que travou os avanços da montadora no país. A unidade emprega 400 trabalhadores e produz os modelos New QQ e Celer.