Empréstimo pessoal tem leve alta em setembro

Juros permanecem altos para o consumidor


Pesquisa de taxa de juros do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola Paulista de Defesa do Consumidor do Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, constata que, em setembro, a taxa média do empréstimo pessoal teve aumento de 0,15 ponto percentual em relação ao mês anterior. No cheque especial, não houve alteração.

O levantamento, realizado em 9 de setembro, envolve os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

No Empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,21% a.m., acréscimo de 0,15 ponto percentual em relação à taxa média de agosto, representando uma variação positiva de 2,48%. Dois bancos alteraram suas taxas.

O Banco do Brasil reduziu sua taxa de 6,11% para 6,07% a.m., representando uma variação negativa de 0,65% em relação a agosto. E o Bradesco aumentou sua taxa de 6,22% para 7,16% a.m., variação positiva de 15,11% em relação ao mês anterior.

No Cheque Especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 12,76% a.m., igual a do mês anterior em função do arredondamento de casas decimais. A taxa média de agosto foi de 12,7583% a.m. e a deste mês foi de 12,7633%, devido aos aumentos promovidos pelo Banco do Brasil e Santander.

O Banco do Brasil elevou sua taxa de 12,48% para 12,49% a.m., representando uma variação positiva de 0,08% em relação à taxa de agosto. E o Santander aumentou sua taxa de 14,93% para 14,95% a.m., representando uma variação positiva de 0,13% em relação à taxa do mês anterior.

Os juros permanecem altos para o consumidor, por essa razão, especialistas do Procon-SP alertam que é necessário organizar a vida financeira e definir prioridades para não comprometer demais o orçamento. Caso seja necessário contratar um empréstimo, devem ser evitados os de longo prazo que embutem custos maiores. Também deve ser evitado o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial, cujas taxas estão entre as mais altas do mercado.

Acesse a pesquisa completa pelo link: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/txjuros-setembro2019.pdf