Dia das Mães: o "Natal" dos comerciantes de flores

Vendas chegam a duplicar nas semanas que antecedem a data


Enquanto o mercado varejista espera ansiosamente pelo Natal, no caso dos comerciantes de flores a expectativa é pelo Dia das Mães. Nessa data, as vendas crescem vertiginosamente, ficando à frente de datas como Dia da Mulher e Dia dos Namorados. Segundo informações da Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o número de flores vendidas pode ser até quatro vezes maior do que a média das outras semanas do ano.

A Feira de Flores do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da Ceagesp é a maior do gênero no país. É realizada duas vezes por semana no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP), com cerca de mil produtores de flores, plantas, grama e mudas. Normalmente, comercializa-se entre 800 e mil toneladas de flores e plantas.

A semana que antecede o Dia das Mães é o período de maior movimentação, chegando a vender uma média de 2 mil toneladas de plantas. A flor mais comprada para dar de presente  é a rosa, que movimenta 20% do setor. Nesse grupo, a rosa vermelha é a mais requisitada, com mais de 80% da comercialização. O ETSP também tem outra feira de flores, que acontece em dias diferentes na Praça da Batata. A feira do MLP ocorre na terça e sexta-feira, das 0h às 9h30; na Praça da Batata, de segunda e quinta-feira, das 2h às 14h.

A Feira de Flores também ocorre em entrepostos do interior. Para saber os dias e horários dessa iniciativa nesses locais, você pode consultar as respectivas unidades onde ela é realizada.

Mercado floricultor no país 

De acordo com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), o mercado de flores no Brasil faturou cerca de R$ 7,2 milhões em 2017, acima dos R$ 6,6 milhões de 2016. São cerca de 8 mil produtores de flores e plantas, que cultivam mais de 350 espécies com cerca de 3 mil variedades. O setor é responsável, ainda, por 199.100 empregos.

 O estado de São Paulo é o maior produtor e onde se emprega mais mão de obra familiar. A pequena cidade de Holambra, localizada no interior de São Paulo, continua sendo referência na produção e no cultivo de flores, correspondendo a quase metade da produção e comercialização nacional de flores e plantas ornamentais.