Desperdício de alimentos é rotina nas famílias brasileiras, aponta Embrapa

Evento no Rio de Janeiro reunirá 25 países que vão debater soluções para o desperdício alimentar no orçamento familiar


Pesquisa revela que a família brasileira desperdiça 128 quilos de comida por anoPesquisa revela que a família brasileira desperdiça 128 quilos de comida por ano (Foto : Divulgação)Há um retrato que incomoda aqueles que lutam contra o abismo social do país. É a relação entre as famílias brasileiras e os alimentos que diariamente vão parar nas latas de lixo. O comportamento arraigado na rotina do brasileiro está comprovado no relatório final de uma pesquisa liderada pela Embrapa em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

De acordo com o Embrapa, trata-se de um projeto que buscou quantificar o desperdício de alimentos em famílias brasileiras. Dessa forma, foi possível mapear caminhos que levassem a respostas sobre o porquê de quantidades tão grandes de comida deixarem de ser consumidas, a ponto de serem descartadas em um mundo com fome. 

Os dados detalhados da pesquisa estão disponíveis na internet e podem ser acessados na página dos Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil, programa de cooperação que possibilitou a execução da pesquisa liderada pela Embrapa em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

A pesquisa revela que a família brasileira desperdiça 128 quilos de comida por ano. Para Carlos Eduardo Lourenço, pesquisador da FGV-EAESP, a pesquisa concluída também contribui para o avanço na compreensão do comportamento de consumo de alimentos do brasileiro. 

"As evidências empíricas apontam para a força da cultura nos hábitos de desperdiçar alimentos dos brasileiros. A intenção, a partir dos achados deste estudo, é dar continuidade às pesquisas com novas abordagens sobre os fatores comportamentais que levam ao desperdício de alimentos", comenta.

Além de estabelecer uma métrica dos valores absolutos do desperdício alimentar domiciliar no Brasil, a pesquisa também evidenciou a correlação negativa do desperdício, de maneira estatisticamente significativa, com duas variáveis atitudinais da população: consciência socioambiental e percepção do impacto no orçamento familiar.

Em faixas com maior consciência ambiental e maior percepção do impacto do desperdício no orçamento familiar, é menor a propensão de desperdiçar alimentos.

Pacto de Milão - Entre os dias 29 e 31 de maio, o Rio de Janeiro será a sede da Aliança Latinoamericana para o Pacto de Milão, reunindo representantes de 25 cidades de oito países da América Latina para discutir soluções de sistemas alimentares sustentáveis.

O evento será uma oportunidade para debates, trocas de experiências e constituição de parcerias nacionais e internacionais para políticas urbanas alimentares mais justas, inovadoras e sustentáveis. O desperdício de alimentos representa uma das principais diretrizes do Pacto de Milão com quatro ações recomendadas às 183 cidades signatárias ao redor do mundo.


Fonte: Embrapa