Cresce a produção industrial, mas o emprego tem retração em maio

Para a CNI, de forma geral, os indicadores de maio são positivos, apesar de o emprego continuar em queda


Ford/BridgestoneFord/Bridgestone (Foto : Divulgação/Alberto Coutinho)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (26) a pesquisa Sondagem Industrial que aponta crescimento da produção industrial no mês de maio. De acordo com os dados, o avanço alcançou 53,8 pontos.

Para a CNI, de forma geral, os indicadores de maio são positivos. Apesar de o emprego continuar em queda, o índice de crescimento no setor subiu 1,1 ponto percentual em relação ao do mês passado. Já a produção industrial cresceu significativamente na comparação com maio de 2016, quando estava em 45,5 pontos, bem abaixo da linha divisória dos 50 pontos.

Quanto à sequência da queda no índice de emprego industrial, o indicador chegou a 48,1 pontos no mês passado. A pesquisa Sondagem Industrial trabalha com avaliação de zero a cem pontos. Resultados acima da linha divisória dos 50 pontos indicam melhora no cenário, enquanto abaixo indicam piora.

A CNI informou ainda que a utilização média da capacidade instalada da indústria ficou em 66% em maio, 3 pontos percentuais acima do que foi registrado em abril, o que sinaliza queda na ociosidade do parque industrial. Os estoques ficaram dentro do planejado pelos empresários. O índice de evolução de estoques ficou em 50,7 pontos e o índice de estoque efetivo em relação ao planejado, em 49,8 pontos.

Na avaliação da entidade, a reação no mês de maio pode ser devida à alta quantidade de feriados no mês de abril e não a uma efetiva recuperação do setor. 


Com informações da Agência Brasil