Contrato de financiamento internacional para Taubaté é assinado


Foi assinado nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, em Brasília, o contrato entre o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e o município de Taubaté, no valor de US$ 60 milhões, para a melhoria das condições de acesso ao transporte público e ao fluxo do tráfego urbano, por meio de infraestrutura viária, mobilidade urbana, segurança pública e conservação de áreas verdes. Assinaram o contrato o diretor-representante do CAF no Brasil, Victor Rico, e o prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz.

"Essas obras são de fundamental importância para a cidade, pois vão melhorar a vida de muitas pessoas. No caso da drenagem, por exemplo, vamos ter muitos benefícios, pois começaremos já em janeiro quatro grandes obras para que nas chuvas de 2019 já tenhamos segurança para pelo menos 2.000 famílias que hoje sofrem com água entrando em suas casas todos os anos", disse o prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz.

Para Victor Rico, do CAF, o projeto de Taubaté simboliza o modelo de desenvolvimento integrado que propicia benefícios para toda a cidade e seus moradores. "Para nós, do CAF, é muito positivo vermos um projeto com frentes tão importantes, como a mobilidade, o meio ambiente e a gestão urbana, sendo contempladas."

Entre as principais obras previstas, está a ampliação, requalificação e implantação de 52 km da rede viária do município e obras complementares; a recuperação da infraestrutura viária industrial em aproximadamente 23 km de vias e obras complementares nos distritos de Una I, Uma II e Piracangaguá e a  implantação do corredor de ligação do distrito de Quiririm - Vila Mecânica Pesada e vias do entorno, em aproximadamente 35 km, além do corredor estruturante – trecho Sul/Barreiro e vias do entorno, em aproximadamente 37 km. Também está previsto o asfaltamento de vias urbanas e a implantação de no mínimo nove parques lineares e áreas verdes para fins de lazer e controle de enchentes, com operações de drenagem urbana.

No campo ambiental, também serão realizados estudos ambientais para a definição das intervenções a serem realizadas na Mata do Bugio e no Parque Vista Alegre. Ainda, será elaborado o Plano de Ação Ambiental Municipal. Participaram ainda do evento de assinatura o deputado federal Eduardo Cury; o chefe de gabinete, Edsson dos Santos Júnior; o secretário de governo e assuntos institucionais, Eduardo Cursino, e o executivo-senior do CAF, José Rafael Neto.

CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina- tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, a provisão de cooperação técnica e outros serviços especializados. Constituído em 1970 e atualmente composto por 19 países – 17 da América Latina e Caribe, além de Espanha e Portugal – e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região. Mais informação em www.caf.com.