Conheça modelos de negócio para você investir sem medo

Opções inovadoras são o melhor caminho para se destacar no mercado


Ao inserir-se no mercado, o empreendedor de uma micro ou pequena empresa deve enfrentar uma questão primordial: como me destacar em um ambiente tão competitivo? O que fazer para conseguir atrair uma clientela? Quais são os diferenciais do meu produto?

Essas questões o levarão à escolha do modelo de negócios que será adotado pela empresa. E essa será uma etapa importante na fundamentação da organização. É preciso fazer uma comparação de rentabilidade entre as opções possíveis, estudar qual a melhor que se encaixa em seu negócio, só assim terá um retorno mais garantido.

Mas o que é?

Um modelo de negócios consiste em um documento no qual serão pautados os conceitos de entrega de valor que serão desenvolvidos pela empresa. Mais abstrato do que um plano de negócios, esse documento deverá listar questões importantes na qual a empresa vai se fundamentar e, posteriormente, desenvolver.

Entre o que deve ser definido nessa etapa, está a definição do que se trata o empreendimento, qual será sua estrutura e o que ele pretende trazer de novo para o mercado. Isso envolve responder o que está sendo fornecido pela empresa e quais as necessidades ? e de quem ? esse negócio está suprimindo.

Basicamente, o modelo de negócio vai ajudar a estabelecer qual é o produto ou o serviço da organização, como isso será feito, qual é o seu público-alvo e qual a fonte de receita. É desejado que, ao determinar tudo isso, também se pense em problemas que podem ser encontrados, como forma de pensar em soluções antecipadamente.

Modelos inovadores

Existe uma grande variedade de modelos de negócio aplicados atualmente. Inclusive, muitas empresas menores tentam se destacar no mercado apostando em modelos inovadores, que tenham diferenças em relação ao usado pelas grandes empresas. Uma opção que pode ser bastante lucrativa, mas que também é de alto risco.

Para correr menos riscos e garantir maiores chances de retorno, é preciso pensar fora da caixa. O ideal é estudar em como fornecer seu produto ou serviço de uma forma diferente, que se sobressaia do comum. Como inspiração, conheça alguns modelos que fizeram sucesso nos últimos anos.

Freemium

Um modelo baseado na disponibilização de duas formas de serviços para os clientes: um gratuito, com a parte básica, e um pago, ou premium, que oferece vantagens extras. Aplicativos de jogos, principalmente para os de celular, são algumas das iniciativas que exploram essa estratégia, colhendo bons resultados.

Nesse modelo, o negócio permite que o cliente experimente o que o serviço tem a oferecer na versão gratuita, sem que ele tenha que se comprometer a pagar algo. O lucro da empresa pode vir tanto do uso gratuito, comprovando a qualidade do seu serviço, como das contas premium, que geram valor para o cliente.

Add-on

Aqui, é oferecido um serviço básico ao cliente, geralmente mais barato, se comparado ao resto do mercado. Porém, para cada serviço adicional que for solicitado, será cobrado um valor extra.

O bom dessa escolha é que o cliente tem a liberdade de personalizar o serviço que ele deseja. Se o básico oferecido atender suas necessidades, ele pagará o valor mais baixo, que é o que o atrai. A empresa pode ganhar um dinheiro a mais com os serviços extras oferecidos, que podem ser utilizados de acordo com o desejo do cliente.

Taxa única (flat rate)

Esse modelo consiste no pagamento de uma taxa fixa, geralmente mensal, na qual o cliente pode usufruir do produto ou serviço o quanto quiser. É o que empresas como a Netflix ou provedoras de internet adotam, assim como é o caso de um restaurante que estipula um preço único, com o cliente podendo comer à vontade.

Esse modelo tem como vantagem garantir, pelo lado da empresa, uma maior previsibilidade de suas receitas, com o foco tornando-se o aumento da base de clientes. Já para o usuário, esse modelo garante uma maior liberdade, uma vez que ele saberá exatamente o quanto vai gastar e usufruir daquele serviço.