Comércio lidera ranking do primeiro emprego em Taubaté

Para o Sincovat, os números demonstram a relevância do varejo na economia e sua função social, sendo uma porta de entrada para o mercado de trabalho formal


Datas comemorativas são outros períodos que facilitam a contratação de profissionais sem experiênciaDatas comemorativas são outros períodos que facilitam a contratação de profissionais sem experiência (Foto : Divulgação)Um levantamento apresentado elo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista) revela que nos últimos cinco anos, o subsetor do comércio varejista foi responsável por quase um terço das vagas abertas de primeiro emprego nos últimos cinco anos. Os índices foram apurados pela assessoria econômica da FecomercioSP, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),do Ministério do Trabalho.

A pesquisa revela que, de janeiro de 2013 a julho de 2017, período marcado pela crise econômica, dos 18,2 mil admitidos que estavam em busca da primeira contratação formal na cidade, 27,8% foram empregados pelo varejo. O segundo subsetor que mais empregou profissionais sem experiência, no período, foi o de serviços de alimentação, alojamento e comunicação, com 5 mil vagas.

Os números acima demonstram a relevância do varejo na economia e sua função social, sendo uma porta de entrada para o mercado de trabalho formal.

Vale destacar ainda as sazonalidades do varejo, que são aqueles períodos envolvendo datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e outras, quando são oferecidas oportunidades de emprego temporário, facilitando as contratações de profissionais sem experiência.

Para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, isso se dá pelo perfil do próprio setor de valorizar, além da experiência, características pessoais do trabalhador, como facilidade de comunicação, boa relação para lidar com equipe e clientes, disposição para aprendere flexibilidade de horários.