Comércio da região espera alta de 3% nas vendas no Dia dos Pais

Após crescimento expressivo no primeiro semestre, a data tem expectativa de um aumento mais tímido


O comércio varejista da Região Metropolitana do Vale do Paraíba teve um período otimista com as datas e os acontecimentos do primeiro semestre. O Dia das Mães e o Dia dos Namorados, junto com a Copa do Mundo, movimentaram as vendas em 2018, com um crescimento de 4% e 2,5%, respectivamente.

Com a chegada do segundo semestre, uma das primeiras datas a esquentar alguns setores da economia é o Dia dos Pais. Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), a expectativa é de um aumento de 3% nas vendas, se comparado com o ano passado.

Entre os produtos mais procurados pelos filhos estão perfumes, roupas, calçados, carteiras e relógios. Em média, o valor que cada cliente pretende gastar para presentear seu pai é de R$100,00.

Ao contrário do Dia das Mães, a data atinge segmentos mais específicos da economia. “É bem mais pontual. Para as mães, eletrodomésticos, móveis e eletrônicos podem entrar na lista de presentes. Já no Dia dos Pais, os filhos dão preferência a itens de uso pessoal”, explica o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg.

De acordo com Guinsburg, agora, o consumidor deve estar mais cauteloso na hora de gastar. “Com a chegada das eleições e a incerteza do cenário político-econômico, o cliente está menos disposto a desembolsar grandes quantias na hora de comprar produtos que não sejam de primeira necessidade. Por isso, o lojista deve estar atento e planejar bem estratégias de venda”, finaliza.