CODIVAP e Ministério Público repassarão R$ 1 mi para enfrentamento da pandemia de COVID-19

A verba será destinada a municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê com até 25 mil habitantes


A Associação dos Municípios do Vale do Paraíba - CODIVAP selou uma parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente - GAEMA (Núcleo Paraíba do Sul) e, juntos, anunciam o repasse de 1 milhão de reais. A verba vem da compensação ambiental de danos irreversíveis e intercorrentes, em materiais e equipamentos hospitalares necessários para os municípios com até 25 mil habitantes da região.

De acordo com o Diretor Executivo da CODIVAP, Augusto Pereira, a parceria será de grande importância para os pequenos municípios. "A chegada desses recursos neste momento torna-se estratégico, pois se somarão aos esforços que estes pequenos municípios já vêm desenvolvendo", avalia.

Vinte e sete cidades da região serão contempladas com a proposta. O critério para melhor forma de direcionamento desses recursos foi discutido e elaborado pela Diretoria da CODIVAP e representantes do GAEMA e decidiu-se, sobretudo, que deveriam ter sua destinação vinculada à aquisição de insumos médicos e hospitalares a serem distribuídos pela própria CODIVAP.

Assim, foi elaborada uma listagem que contempla Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê com até 25 mil habitantes distribuídos conforme o IDH (Índice de Desenvolvilmeno Humano) - são elas: Arapeí, Areias, Bananal, Canas, Cunha, Igaratá, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Paraibuna, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Tremembé.