Chuvas na primeira quinzena de junho beneficiam lavouras de milho da segunda safra, aponta Conab

Em São Paulo, as chuvas do início do mês trouxeram alívio aos produtores


O 6º Boletim de Monitoramento Agrícola produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado neste início de semana revela os bons resultados nas lavouras de milho devido às chuvas da primeira quinzena de junho.

De acordo com os dados do Conab, os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e a região Sul foram os locais que se beneficiaram no período. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, as chuvas do início do mês trouxeram alívio aos produtores.

O boletim indica que a primeira metade de junho foi caracterizada por uma condição climática que beneficiou a segunda safra do milho em estado de enchimento de grãos. O retorno das chuvas nessas áreas proporcionou a continuidade da semeadura e do desenvolvimento dos cultivos de inverno.

Entretanto, a média diária do armazenamento hídrico no solo durante a primeira quinzena de junho ainda ficou abaixo de 25% na maior parte de São Paulo, no leste e no centro norte do Mato Grosso do Sul. Já no Sul, o índice de umidade ficou acima de 40% durante todo o período em praticamente toda a região.

Outras áreas - Já na região Sul, em parte da região Norte e no leste da região Nordeste houve chuvas durante toda a primeira quinzena deste mês. Isto favoreceu o desenvolvimento do milho terceira safra na região conhecida por Sealba (nova fronteira agrícola que engloba parte de Alagoas, Sergipe e Bahia) e do milho segunda safra ainda em frutificação no Paraná. Essa condição também foi favorável para o início do desenvolvimento dos cultivos de inverno na região Sul.