Anfavea diz que livre comércio favorece competitividade dos mexicanos sobre os carros brasileiros

Estudos apontam que veículos fabricados no México custam quase 18% menos do que os feitos no Brasil


Uma avaliação feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) concluiu que os carros mexicanos podem passar a competir com a produção brasileira e levar boa vantagem na disputa do livre mercado. Desde março, passou a vigorar o livre comércio para veículos automotivos leves, sem cobranças de taxas, entre o Brasil e o México.

Um estudo encomendado pela Anfavea à consultoria PwC demonstra que um carro mexicano pode ser vendido no Brasil com um valor menor do que um produzido aqui. Segundo relatório da consultoria, os veículos fabricados no México custam quase 18% menos do que os feitos no Brasil.

Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, se mostrou preocupado após apresentação do balanço do setor. "Eles têm uma vantagem competitiva relevante. Com o livre comércio, eles podem ter uma vantagem em relação à produção local", disse ele hoje (7), em São Paulo

Os números da pesquisa mostram que, mesmo com os custos de importação, pode ser mais barato um carro mexicano do que um veículo nacional semelhante. Entre os gastos que criam a diferença dos custos de produção estão as despesas com material e os custos burocráticos e tributários.

"O objetivo desse estudo foi tirar uma foto do setor automobilístico neste momento. [Além de] mostrar onde estão os problemas e usar esse estudo para ajudar o governo a encontrar mecanismos para resolver a questão do custo Brasil", disse o presidente da Anfavea.

Moraes acrescentou sobre a necessidade de atenção ao setor com a mudança da relação comercial entre os dois países. "Como nós temos uma indústria muito grande no Brasil, uma capacidade de produção de 3 milhões, nós temos que cuidar das produções locais, dos empregos locais",

Projeções - Para este ano, a Anfavea estima um crescimento nas vendas e na produção de 11%. Nos primeiros quatro meses do ano, foram produzidos 965,4 mil veículos, uma retração de -0,1% em relação aos 965,9 mil fabricados de janeiro a abril de 2018.


Com informações da Agência Brasil