2.500 trabalhadores da Embraer permanecem desempregados após mediação do TRT

Embraer se recusa a anular as demissões e sindicato rejeita proposta da empresa


A audiência de mediação entre a Embraer e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, ocorrida na manhã desta terça-feira (8), terminou sem acordo. A empresa se recusou a atender a proposta do Sindicato para o cancelamento das 2.500 demissões, entre elas, 900 sem Plano de Demissão Voluntária (PDV).

A mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região foi conduzida pela desembargadora, Tereza Asta Gemignani, com participação do procurador do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Lira.

Como alternativa aos desligamentos, o sindicato sugeriu que fosse criado um teto para os salários da Embraer no valor de R$ 39.200, o equivalente à remuneração de um ministro do Supremo Tribunal Federal.

O sindicato alegou que, atualmente, o maior salário da empresa é de R$ 2.170.666,62 mensais, pago a um conselheiro. Ainda segundo os sindicalistas, o valor a ser economizado com essa medida seria suficiente para manter o emprego dos 2.500 trabalhadores até então demitidos.

A assessoria de Comunicação da Embraer declarou que, "na audiência de mediação ocorrida hoje no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, [a empresa] apresentou proposta de extensão dos benefícios de assistência médica e auxílio-alimentação aos colaboradores desligados". Entretanto, em sua nota, não fica claro se essa extenção de benefícios cobre todos os 2.500 demitidos, ou apenas os 1.600 que haviam adotado o PDV previamente.

Ela ainda alegou que o "Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos se manteve intransigente, recusou a proposta e nem mesmo se dispôs a levá-la para apreciação dos metalúrgicos através de assembléia".


Assembleia presencial

Simultaneamente à audiência, trabalhadores realizaram uma assembleia presencial e autorizaram o sindicato a entrar com uma ação judicial para buscar o cancelamento das demissões. A assembleia foi na Praça Carlos Maldonado Campos, próxima ao sindicato, com todos os procedimentos de segurança sanitária.