Potência econômica estadual, Jacareí comemora aniversário

Terra do biscoito, da cerveja, do bolinho caipira e do guaraná Campeão, município mantém vocação industrial


JacareíJacareí (Foto : Alex Brito)

Uma das maiores pujanças econômicas do Estado de São Paulo, Jacareí é a terceira maior economia da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Antes, conhecida como a "Terra dos Biscoitos" devido à existência de uma fábrica de biscoitos fundada em 1899, também já foi a terra do "Guaraná Campeão", conhecida pelos clubes Euvira e Ponte Preta e atualmente, pela tradição do bolinho caipira. Com a chegada das maiores cervejarias do Brasil que escolheram o município, a cidade passou a ser conhecida como a ‘capital da cerveja’.

Registros históricos dão conta que o lugar onde hoje está a cidade Jacareí pertencia à Mogi das Cruzes, Alto Tietê. Por essas terras, desbravadores usavam um caminho em busca das 'minas gerais'. Um ponto de paragem para os sertanistas foi criado, pelo que consta, na região do Avareí, onde surgiu o primeiro núcleo habitados.

Mais tarde, surgiria um segundo povoamento em torno de uma nova igreja, local conhecido então como o ‘Largo da Matriz’. Começou com uma capela construída por Antônio Afonso e seus três filhos, em louvor à Nossa Senhora da Conceição do Parayba, e que hoje é a área considerada centro da cidade.

O povoado foi elevado à Vila em 3 de abril de 1653 com auxílio do Capitão-mor Jorge Fernandes Fonseca, que representava a Capitania de Itanhaém. Meio século depois, em 27 de outubro de 1700 o núcleo urbano recebe a denominação de Vila de Paraíba. Pela Lei Provincial de 3 de abril de 1849, elevou-a a categoria de Município.

Para a origem do nome Jacareí há duas hipóteses: uma se refere a um grande número de jacarés que tinham como habitat o Rio Paraíba e as lagoas da área. A outra teoria, e mais provável, se une à origem comum das comunidades valeparaibanas, que é o tronco lingüístico tupi-guarani.: Icare-ig que significa Rio dos Jacarés

Poder econômico - Porta de entrada para o Vale do Paraíba, Jacareí tem atualmente cerca de 215 mil moradores, em uma área de 463 km2. O município faz limites com Santa Branca e Guararema (Sul), São José dos Campos (Norte), Jambeiro e Santa Branca (Leste) e Igaratá, Santa Isabel e Guararema (Oeste).

Segundo o Caged, o município está entre as maiores economias do Estado e seu PIB (Produto Interno Bruto) atualmente é de R$ 5,752 bilhões. Com os novis investimentos recebidos, principalmente na área automobilística e de máquinas como as empresas chinesas Sany e a fabricante de carros Chery, esse montante deve dar um significativo salto nos próximos anos.

Notoriamente, Jacareí experimenta um grande surto de desenvolvimento, com grandes empreendimentos no setor da construção civil e prestação de serviços e com o fortalecimento do comércio que se beneficia do momento. A chegada de novas empresas e o aumento da população em busca lugar no mercado de trabalho é uma realidade em Jacareí.

O prefeito da cidade é o arquiteto Hamilton Ribeiro Mota (PT) reeleito em 2012 com 54.203 votos.

O Portal AgoraVale cumprimenta a população jacareiense pelo transcurso de mais um aniversário de fundação do município.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.