População de Canas comemora mais um aniversário neste dia 22 de março

Imigrantes italianos chegaram em uma primeira leva e desembarcaram em Lorena no dia 28 de junho de 1887




Uma comunidade alegre e festeira é o que se pode dizer de Canas, município que comemora 24 anos de emancipação político-administrativa. O antigo distrito de Lorena foi elevado á município pela Lei Estadual 8550, de 30/12/1993, no entanto, fixou como data de aniversário o dia 22 de março, quando foi realizado em 1992 o primeiro plebiscito para que a população escolhesse sua intenção ou não de emancipação.

Canas teve sua origem com a vinda de imigrantes italianos, que chegaram em uma primeira leva e desembarcaram em Lorena no dia 28 de junho de 1887. Instalaram-se em uma região que ficava cerca de oito quilômetros de Lorena, no local conhecido como Fazenda das Canas. A área era uma propriedade do alferes Francisco Ferreira dos Reis e foi desapropriadas pelo Imperador D. Pedro II para servir de assentamentos para famílias de imigrantes.

O primeiro núcleo residencial criado foi o de Caninhas (hoje bairro). A primeira capela foi erguida em 1904. Era a igreja de Caninhas, em louvor ao Santo padroeiro, Santo Antônio. Em torno de um engenho de cana, os novos moradores da região tinham a missão de abastecer o principal engenho, que ficava em Lorena. Alguns anos depois foi erguia a da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, atual padroeira da cidade, na região central de Canas.

Canas tem uma área de 50,8 km² onde vivem perto de 4.500 moradores. No local, coma a peculiar alegria barulhenta, os simpáticos  ‘oriundis’ se instalaram em busca de melhores condições de vida e hoje, fortalecendo ainda mais as raízes italianas, de forte tradição, onde se destacam a música, costumes e rica gastronomia.  

Dentre as principais famílias vale destacar os Ligabo, Bortolacci , Albarello, Canetieri, Giordani, Bellini, Sacilotti, Favalli, Marton, Ultramari, Guarisse e Barsotti. Após conseguirem o direito de plantarem o que quiserem nas terras, os imigrantes desenvolveram uma agricultura de variados produtos como arroz, feijão, milho, batata e verduras.

O Jornalismo AgoraVale saúda os alegres cidadãos canenses pela passagem de mais um aniversário do município.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.