Caçapava comemora 161 anos de fundação

A Cidade Simpatia já ultrapassa os 90 mil moradores, de acordo com estimativa do IBGE


CaçapavaCaçapava (Foto : Lucas Lacaz / Arquivo AgoraVale)

Caçapava é um dos mais importantes municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. É conhecida principalmente por seus produtos alimentícios como o chocolate e a taiada, doce produzido a partir da rapadura de cana. Nesta quinta-feira (14), o município comemora 161 anos de fundação com uma série de atividades festivas.

Batizada de “Cidade Simpatia”, a cidade abriga um respeitável número de indústrias que representam a base da economia do município, alem de um comércio diversificado e boa oferta no setor de serviços. Caçapava é reconhecida ainda pela produção agrícola, com destaque para produtos como feijão, milho, batata, e cana-de-açúcar, alem de uma das maiores bacias leiteiras do Vale.

Segundo os dados históricos do município, o nome Caçapava vem da língua tupi:  ka'a, "mata" e asapaba, "passagem", que tempo por significado “passagem na mata” ou “clareira”. De acordo com historiadores, essa denominação pode ter sido dada ao local devido à uma grande fenda natural que existe na Serra do Mar nessa região e que no inverno provoca densos nevoeiros vindos do Oceano Atlântico.

A Caçapava atual teve origem com a formação de dois povoamentos. Caçapava Velha é o núcleo mais antigo, que hoje é o bairro de Vila Velha de Caçapava. Esse ocupação se deu ao redor da capela Nossa Senhora d'Ajuda, construída em 1705.  Era originalmente uma fazenda pertencente a Jorge Dias Velho. Caçapava Velha foi elevada ao status de freguesia em 18 de março de 1813 com o nome freguesia de Cassapaba.

O segundo núcleo, ou a Caçapava dos dias atuais, teve sua origem no entorno de uma capela construída em 1842, em louvor a São João Batista. Esse povoado teve como fundador o capitão João Ramos da Silva e passou a ser sede da freguesia. Foi elevada à categoria de vila em 3 de maio de 1850, e se transformou em município no dia 14 de abril de 1855.

Depois do café no final do século XIX, seguiu-se um período de estagnação econômica. A recuperação só ocorreu em meados do século XX com o cultivo do arroz e a introdução da pecuária de leite e acelerou-se na década de 1970 com a expansão das atividades industriais no município.Os moradores que lá nasceram também são conhecidos como ´'Taiadas`'.

Caçapava ocupa uma área de 368,990 km2 e de acordo com o censo 2010, o município contava com 84.752 habitantes. Na projeção do IBGE para 2015, a população estimada é de 91.162. Situa-se entre as Serras do Mar e da Mantiqueira e faz divisa com Taubaté, a nordeste; Redenção da Serra, a sudeste; Jambeiro, ao sul; São José dos Campos, a sudoeste; e Monteiro Lobato, a noroeste.


O Portal AgoraVale saúde o povo laborioso de Caçapava, carinhosamente chamado de “taiada”, por mais um aniversário de fundação.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.