Olá Visitante | Cadastre-se | Esqueci a senha
 

Buscar por                 Todos

Facebook Twitter Youtube rss InstagramPinterest
- 29/04/2016 11h11 - Redação AgoraVale | Foto : Arquivo AgoraVale

Badalada no inverno, Campos do Jordão comemora mais um aniversário

Campos do Jordão

A Serra da Mantiqueira era totalmente inóspita e quase instransponível quando o bandeirante Gaspar Vaz da Cunha partiu do Vale do Paraíba em busca das minas de ouro dos campos de Itajiba (atual cidade Itajubá-MG). Mais tarde dele, foi a vez de Inácio Caetano Vieira de Carvalho, que vindo de Taubaté em 1771, fixou sua família no alto da serra e ali ficou por 18 anos.

O nome atual da cidade se deve a um membro do Governo Provisório e diretor do Tesouro da Capitania de São Paulo, o Brigadeiro Jordão. O local era chamado de “campos do Jordão” devido à imensidão da propriedade do ilustre fazendeiro. Após sua morte, seus herdeiros dividiram a área e venderam para vários outros cidadãos.

Fundação da cidade - Mas, a história de Campos do Jordão só começa quando o pindamonhangabense Matheus da Costa Pinto subiu a Serra da Mantiqueira para adquirir terras à beira do Rio Imbiri, onde instalou um pequeno estabelecimento comercial. Nas proximidades também montou uma escolinha, uma pensão e pouso para viajantes e ainda levantou uma pequena capela em louvor a São Mateus em 29 de Abril de 1874. O fundador de Campos do Jordão deu ao povoado o nome de “São Mateus do Imbiri”.

São Mateus do Imbiri é considerada, assim, a célula mater da cidade de Campos do Jordão. Ao longo de sua existência, o núcleo receberia ainda as denominações de Vila Velha, e Vila Jaguaribe, em homenagem ao comerciante Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho que comprou as terras de Mateus da Costa Pinto, e investiu no local, um distrito pertencente à São Bento do Sapucaí .

Outra vila que surgiria depois, criando mais um núcleo comercial, como é o caso de Abernéssia, que foi fundada por um escocês. Era um agrimensor, Robert John Reid, nascido em Aberdeen. Reid batizou o local com  um anagrama que mesclava Aberdeen ao nome Ness (terra natal de seu pai) e assim criou a denominação Abernéssia.

Por sua vez, a Vila Capivari começou com um primeiro projeto que não deu certo. Foi criada pelos médicos  higienistas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho que a projetaram para ser Vila Sanitária em 1911. Mais tarde, em 1922, a vila foi comprada pelo Embaixador José Carlos de Macedo Soares que a transformou e fundou a Companhia de Melhoramentos Capivari, onde se desenvolveu um bairro de aristocracia.

Como município emancipado, a consolidação aconteceu em 16 de junho de 1934, quando desligou-se do território de São Bento do Sapucaí.
O município, apelidado carinhosamente de ‘Suíça Brasileira’ devido ao seu clima de inverno semelhante ao país europeu, ocupa uma área de 290 Km2 e sua população atual está estimada em torno de 50 mil moradores.

A Estrada de Ferro - Vista pelo seu clima frio como sendo ideal para o tratamento pessoas portadoras de tuberculose, Campos do Jordão recebeu em 1911 um investimento marcante: a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, empreendimento comandado pelos médicos Emílio Ribas e Victor Godinho. A ferrovia tinha como objetivo facilitar o transporte dos doentes, vencendo assim as dificuldades de transpor a Serra da Mantiqueira.

A construção ficou a cargo do empreiteiro português Sebastião de Oliveira Damas. A ferrovia foi encampada em 1915, pelo então Presidente do Estado, Francisco de Paula Rodrigues Alves, e atualmente pertence à Secretaria de Esportes e Turismo de São Paulo.

A tradicional ferrovia tem 47 km de extensão, partindo da estação administrativa em Pindamonhangaba, passando pela localidade de Santo Antonio do Pinhal, até chegar à badalada “Suíça Brasileira”. Vale ressaltar que a E. F. Campos do Jordão funciona por sistema de aderência simples, sem cremalheiras, e é a única ferrovia brasileira com essas características.

 

Outras Noticias :
Visite nosso site : http://applink.com.br/agoravale
Visite nosso site : http://motopinda.com.br/
Visite nosso site : http://brasiaudio.com/
Visite nosso site : http://www.saframa.com.br
Visite nosso site : http://erkmagazine.com.br
Visite nosso site : http://www.andradecasaeconstrucao.com.br/
Visite nosso site : http://www.lojapecasauto.pt
Visite nosso site : https://www.facebook.com/profile.php?id=100011140771017
Visite nosso site : http://www.acoferpinda.com.br/
Visite nosso site : http://estreladeprata.com.br/
Visite nosso site : http://www.modenafiat.com.br/
Visite nosso site : http://churrascariagramadosp.com.br/
Visite nosso site : http://www.voardebalao.com.br/
Visite nosso site : http://www.teleseguros.com.br/
Visite nosso site : https://www.facebook.com/estampariasilkecia/?fref=ts
Visite nosso site : http://www.vilellaimoveis.com.br/
Visite nosso site : http://metamateriaisconstrucao.com.br/
Visite nosso site : http://www.acipinda.com.br/
Visite nosso site : http://goldenmotos.com.br/promocao/promocao-arraia-de-ofertas/
Visite nosso site : http://supermercadoexcelsior.com/ofertas/
Visite nosso site : https://pindamonhangaba.sp.senai.br/
Visite nosso site : http://aaferroviaria.com.br/site/
Mapa do site
Desenvolvido por CMC Multimídia | Tel.: (12) 3645-2300 / 3522-2400 | Cel: 9 9112-8686
Copyright 2001-2017 - CMC Multimídia - Todos os direitos reservados
Carregando...
Produto incluído no carrinho com sucesso!