Olá Visitante | Cadastre-se | Esqueci a senha
 

Buscar por                 Todos

Facebook Twitter Youtube rss InstagramPinterest
- 20/04/2016 15h15 - Redação AgoraVale | Foto : Arquivo / AgoraVale

Aniversariante do dia, Cunha guarda memória de um passado de lutas e glórias

Portal

Morar em Cunha, dizem seus cidadãos, é poder desfrutar de tudo o que é bom, seja o seu clima agradável, o cenário deslumbrante, as reminiscências do passado histórico e a boa convivência com um povo tranquilo e amigo. A cidade é reconhecida como a Capital Nacional do Pinhão e também pelo grande número de automóveis Fusca.

A história do município que tem o 11º maior território do estado começou em 1695, quando desbravadores em busca de ouro nos sertões das Minas Gerais, subiam a serra pela trilha dos  Guaianás. Foi assim que Cunha passou a ser chamada de “boca do sertão”.

Antes, mais precisamente em 1597, Martim Correia de Sá já havia passado pela região com uma expedição do Rio de Janeiro que trazia 2.000 índios e quase 1.000 portugueses. Essa incursão tinha o objetivo de combater os índios Tamoios e seus aliados franceses, instalados na costa do litoral brasileiro.

Fixando-se na região uma família de portugueses, de sobrenome Falcão, deu origem a um pequeno povoado conhecido como Freguesia do Facão. (Os sertanejos não proferiam o nome correto). Em 1730, com apoio de Frei Manoel, irmão da esposa do português Falcão, ergueu-se a pequena igreja em louvor à  Sagrada Família.

Com a descoberta das primeiras jazidas em Minas e a grande corrida do ouro que tinha início, Cunha se transforma então em um entreposto para comercio e local de descanso de tropas às margens da Trilha dos Guaianazes. Porém, grande parte do ouro nunca chegava ao seu destino, porque era saqueado por bandidos que tocaiavam as tropas no caminho.

Origem do povoado - A partir de 1750, com o ouro cada vez mais escasso, acontece então o desaparecimento dos tropeiros. Após um período de declínio, a população de Cunha volta a crescer. É o período quando o Vale do Paraíba experimenta a fase da cultura cafeeira. A partir daí, os velhos caminhos do ouro recebem calçamento para suportar o transporte do café para o Porto de Paraty.

No dia 15 de setembro de 1785, o povoado ganhou status de vila sob os auspícios de Nossa Senhora da Conceição de Cunha. O nome da localidade foi uma homenagem ao governador da Província de São Paulo, General Francisco da Cunha Menezes.

No dia 20 de abril de 1858, Cunha consegue sua emancipação político-administrativa de Guaratinguetá, e em 1883 transformou-se em comarca.

Reduto paulista de 1932 - Na Revolução Anticonstitucionalista de 1932, os filhos cunhenses defenderam com seu próprio sangue os legítimos interesses do bravo povo paulista, quando muitos foram mortos em confronto com as forças federalistas.

Um desses heróis da revolução foi o pracinha Paulo Virgínio, que atualmente denomina a rodovia SP-171, que liga Guaratinguetá à Paraty, passando por Cunha.

Ao lado do terminal rodoviário da cidade,o Museu Francisco Veloso conta um pouco da história  do município com interessante acervo de peças antigas, bem como da Revolução de 1932

Cunha na atualidade - Cunha é uma das estâncias climáticas do Estado de São Paul. Além disso, sua vocação para a cerâmica é reconhecida em todo o estado, o que traz grande número de turistas em busca de obras dos artistas locais.

O município está situado à leste do estado de São Paulo e faz divisa com São Luis do Paraitinga, Lagoinha, Guaratinguetá, Lorena, Silveiras, São José do Barreiro, Ubatuba, Areias e Paraty..

A população de Cunha gira em torno dos 22 mil  habitantes que ocupam uma área é de 1.407,1 km². 

 

Outras Noticias :
Visite nosso site : https://www.facebook.com/profile.php?id=100011140771017
Visite nosso site : http://www.modenafiat.com.br/
Visite nosso site : http://www.teleseguros.com.br/
Visite nosso site : http://estreladeprata.com.br/
Visite nosso site : http://erkmagazine.com.br
Visite nosso site : http://www.andradecasaeconstrucao.com.br/
Visite nosso site : http://churrascariagramadosp.com.br/
Visite nosso site : http://brasiaudio.com/
Visite nosso site : http://www.saframa.com.br
Visite nosso site : http://www.lojapecasauto.pt
Visite nosso site : http://www.voardebalao.com.br/
Visite nosso site : http://www.acoferpinda.com.br/
Visite nosso site : https://www.facebook.com/estampariasilkecia/?fref=ts
Visite nosso site : http://motopinda.com.br/
Visite nosso site : http://metamateriaisconstrucao.com.br/
Visite nosso site : http://goldenmotos.com.br/promocao/promocao-arraia-de-ofertas/
Visite nosso site : https://pindamonhangaba.sp.senai.br/
Visite nosso site : http://www.vilellaimoveis.com.br/
Visite nosso site : http://www.acipinda.com.br/
Visite nosso site : http://aaferroviaria.com.br/site/
Visite nosso site : http://supermercadoexcelsior.com/ofertas/
Mapa do site
Desenvolvido por CMC Multimídia | Tel.: (12) 3645-2300 / 3522-2400 | Cel: 9 9112-8686
Copyright 2001-2017 - CMC Multimídia - Todos os direitos reservados
Carregando...
Produto incluído no carrinho com sucesso!